A arte de liderar

Cristiane Rodrigues da Silva
Pretux
Published in
3 min readJan 19, 2023

Um estudo sobre liderança em ambientes de trabalho. Realizei um curso na Hyper Island sobre Liderança do futuro e gostaria de deixar algumas reflexões sobre o papel de um líder.

“Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa quer fazê-
lo.”
Dwight D. Eisenhower

fonte: pixabay.

Quando se pensa em uma liderança, especialmente no ambiente de trabalho, o que vem à mente é um profissional que inspire os demais colaboradores. Imaginamos discursos envolventes,
argumentos motivadores, retórica influenciadora.

No entanto, liderar é algo além disso.
A palavra em si, liderança, é um substantivo que tem seu significado registrado no dicionário brasileiro como sendo uma função, posição, caráter de líder. Espírito de chefia, autoridade, ascendência, ou no sentido figurado, pessoa ou grupo de pessoas que exercem este espírito.

A liderança, ao longo da história, passou-se por diferentes tipos. De autoritarismo, paternalismo, manipulação, servidão, adoração...etc. A evolução é natural e necessária para se adequar às exigências impostas por imprevistos, mudanças na economia, inovações tecnológicas e agora, por influência da globalização.
Em nossos dias atuais cada vez mais o mercado de trabalho se torna competitivo, e exatamente por este motivo, uma liderança significativa tem uma representação bem maior do que a inspiração, ela representa, também, a sobrevivência da empresa.
Isso se torna notório ao saber que, antigamente, por exemplo, o papel de líder restringia-se a um perfil autoritário e de posicionamento à frente de sua equipe, o que o deixava mais distante de seus liderados.

Porém, hoje em dia, seu papel é completamente diferente, as organizações estão buscando cada vez mais capacitar seu capital humano, já que não basta apenas ter maquinários se não possuir colaboradores capacitados e motivados, e é por isso que o líder se tornou a peça chave para esse processo, buscando em cada membro de sua equipe o melhor, tanto para a empresa quanto para o próprio colaborador.
Nos dias de hoje, o líder se coloca ao lado de sua equipe apoiando e incentivando, fazendo com que a própria equipe faça acontecer, para isso, é fundamental que conheça o perfil de cada integrante que a compõe, pois uma organização nasce de um sonho, e cada integrante também possui seus sonhos particulares.

Nesse sentido, pressupõe-se que as empresas estão cada vez mais enaltecendo a importância que um ambiente de trabalho saudável para que seus colaboradores alcancem os objetivos e metas estipuladas pela organização, e também seus objetivos pessoais, criando vantagem para concluírem bons negócios.

“Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros,
cada qual contribuindo com algum recurso.” Chiavenato (2010).

Pressupõe-se que o profissional deve estar motivado para colaborar com a organização, ou seja,
potencializando seus conhecimentos, suas habilidades e capacidades aliadas com a motivação e a
adequação do processo, podendo reduzir a probabilidade de erros.
Para que se possa ter uma sobrevivência no mundo corporativo, a empresa precisa ter sucesso nas
áreas que abranjam conhecimento, reconhecimento, alegria, satisfação e claro o dinheiro.

Sobre isso, Drucker (1996) afirma:

(...) o líder tem que gerenciar a si próprio; conhecer as suas
forças e colocá-las em benefício dos bons propósitos. A liderança começa, não quando você estabelece regras para os outros, mas quando você traça regra muito exigente para si próprio”

Assim, através de uma análise lacônica, podemos aferir que a liderança exige um compromisso de
honradez muito maior de seu líder do que dos seus liderados. Afinal, liderança também é um
exemplo.
Nesse sentido, a arte de liderar pode ser tida como uma via de mão dupla, na qual antes que o
produto ou serviço final sejam garantidos, é necessária uma atenção maior aos responsáveis por
esse processo, pois caso ela não seja executada da melhor maneira, a sobrevivência da empresa é
diluída na desobediência, falta de respeito e falta de compromisso. Deveras é o papel do líder, que
realizado da melhor forma, compromete a longevidade da sua empresa.

--

--