A importância de aprender na prática

Jessica da Silva
Pretux
Published in
2 min readAug 10, 2021

Durante o sábado, tive a oportunidade de participar do workshop de UX Writing graças à PretUX e trago aqui um pouco do que aprendi com essa vivência.

Primeiro, o que é o PretUX?
A PretUX é uma comunidade que oferece apoio e qualificação com o objetivo de inserir mais profissionais pretos no mercado de UX que conheci por meio do LinkedIn. Passei a fazer parte da comunidade e ganhei a oportunidade de participar do curso.

E o que é UX Writing?

Esse com certeza foi um grande ensinamento do workshop. Eu já conhecia o termo UX (user experience) e tenho experiência como redatora publicitária por isso, muitas vezes, fiquei em dúvida do que separa o UX writing da redação publicitária, já que as duas entregas são textos. Essa imersão me trouxe uma visão muito mais completa do que é a escrita em UX e como ela leva em consideração a experiência dos usuários.

Parece simples pensar que o UX writing é levar em consideração o usuário, mas na prática é bem mais complexo, como aprendi no workshop:

Não é porque você escreveu algo, que você está comunicando algo.

Deixo aqui esse vídeo compartilhado na imersão que deixou muito claro como escrever pensando no usuário pode ser muito mais complexo do que parece.

O workshop foi ministrado pela Ariana Dias, fundadora do blog e podcast UXCOPY.CO. Como é um curso voltado para iniciantes, Ariana trouxe desde o significado de termos mais usados na área como task, mvp, roadmap, user stories, até um case para resolvermos na prática usando as principais ferramentas do mercado — figma, miro, slack e trello.

Se você, assim como eu, trabalhou em publicidade, sabe como é comum adotarmos termos em inglês na rotina de trabalho (alô jobs) e no UX isso não é diferente. Por isso, se você está começando na área, fique por dentro desses termos para não se perder na sua primeira reunião.

Como ser um bom UX Writer?

Colocar o conhecimento em prática no mesmo dia deixou claro a diferença de pensamento que um UX writer precisa ter. Além disso, aprendemos que para ser um bom profissional você precisa ter uma boa caixa de ferramentas.

Além de conhecer bem os termos e o conceito de UX, quanto mais ferramentas você souber utilizar, mais completo será sua entrega como profissional. Além das ferramentas que já citei aqui, é importante que você estude temas como escrita acessível, comunicação não violenta e, principalmente, que você coloque em prática o que está aprendendo e resolva cases exercitando seu conhecimento afinal, a gente só aprende a escrever melhor, escrevendo.

--

--