A importância de um mapa

Joelgodim
Pretux
Published in
2 min readAug 30, 2022

Quando recebi a notícia de que consegui a bolsa da PretUX, foi um momento daqueles que você sente que vai mudar sua vida, como se fosse completar um ciclo. Mas como todo fim e todo começo, estamos cheios de anseios, dúvidas, e é claro, perdidos.

O que fazer? Como? Onde?

Apesar de estar bastante feliz, estava muito ansioso para começar a aprender, e imaginando mil coisas de como seria o processo.
E aí que conheci a Alura!

De cara já fiquei muito mais tranquilo, mesmo sem nem começar de fato o curso, porque mostrava em cada etapa que eu iria passar, e onde eu estava no meu desenvolvimento. (O que no meio do curso, fui descobrir que fazia parte de uma das heurísticas de Nilsen)

Além de me tranquilizar no processo, fiquei bastante empolgado porque vi uma plataforma super interativa e de certa forma, com gamificação.
E é claro, uma das partes mais importantes, os professores, guardiões do mapa perdido pelo caminho desconhecido do UX.
Sabe quando você está entre amigos conversando sobre algo mais tranquilo? Então, é assim que você se sente dentro da formação da Alura.

O processo do curso teve um efeito parecido de quando comecei do zero uma matéria de design; lembro que quando fiz uma matéria de design editorial na faculdade, nunca mais vi um livro da mesma forma!
Só que agora ao invés de livros, eram as interfaces, experiências, interações, tanto online quanto off-line. Foi incrível perceber com mais detalhes as experiências do mundo cotidiano, nos sites.

Ter um mapa por onde começar e todo dividido em etapas foi essencial para esse começo. Ainda estou na jornada de estudo, porém me sinto muito mais preparado pra pesquisar, ler e conseguir filtrar informações relevantes, depois de ter concluído a formação de UX da Alura.
É importante primeiro ter acesso aos mapas, os caminhos através dos professores, pra depois conseguir ter um pouco mais de autonomia.
De fato concluir essa primeira etapa foi essencial pra minha jornada, minha carreira no design, e também minha formação como pessoa.

Agradeço à todos os professores e colaboradores da Alura, e é claro à Pretux, que a cada dia me sinto mais feliz de ter passado pela minha história.

--

--