A Surpresa do Product Design!

O Product Design é o que garante que muitos projetos não morram na praia

Janaina Sabino
Pretux
2 min readMay 24, 2021

--

Sou apaixonada em atender e entender clientes. Trabalho há muitos anos tendo que lidar com clientes e tentando sempre entregar aquilo que não recebo quando visto o personagem de consumidora. Nesse sentido, dificilmente minhas expectativas são atendidas. E não falo aqui de atendimento classe A; falo do simples, do elementar, como cumprir um horário num agendamento para fazer as unhas ou me servir um expresso e água num copo de vidro.

Dei o exemplo do café porque sou apaixonada e gosto de comprar na loja da marca. Lá você chega, seu nome é cadastrado e entra numa fila. Enquanto espera, aparece um atendente para te dizer que tem água (com gás) e que é possível degustar quantos cafés quiser enquanto se espera. Peço água, que vem servida num copo de vidro. Peço opções de café, o especialista me pergunta sobre meu paladar, me dá três ou quatro dicas de café, me serve um café que está sendo lançado e que tem a ver com o que eu digo que gosto. Termino meu café e meu nome é chamado. Tudo isso se passou em 20 a 25 minutos que, sem dúvida, não esperaria se fosse numa fila convencional. Afinal, eu queria comprar, e comprar um produto caro de uma marca conceituada.

Saio da loja com uma bolsa linda, tendo gastado muito mais do que planejava, mas ainda sem ter uma resposta satisfatória para motivação em gastar mais, em ser fã, em aceitar uma espera de 20 min.

Eis que sou apresentada ao UX que me deu um super norte e me fez ficar ainda mais encantada com as possibilidades de atender meu cliente de produto ou serviço de maneira direcionada, da forma como eu gostaria de ser atendida. Ainda assim ficava a dúvida do quanto vale a pena colocar um botão numa tela, ou mais genericamente, quanto vale determinado esforço para satisfazer um cliente.

Se o UX me trouxe novas percepções, a PRETUX foi a ajuda que faltava para encaixar as peças que ainda estavam soltas para mim. Na bolsa de estudos da HOW que eles me concederam para estudar Product Design, conheci a amálgama que conecta o design, a arquitetura e os custos, que leva aos gestores a visão do todo e que estabelece os fluxos desde a entrada do produto na esteira do pensamento até a entrega.

Ou seja, o Product Design é o que garante que muitos projetos não morram na praia e que toda a equipe envolvida em um projeto consiga estar na mesma página.

--

--

Janaina Sabino
Pretux

Apenas uma moça suburbana, andando em mar profundo na ponta dos pés.