Cluva de palavras em UX
Chuva de palavras em UX

Bootcamp UX Research

Agradecimentos

Rayalisson Martinelle
Published in
3 min readFeb 16, 2023

--

Antes de começar, gostaria de agradecer à comunidade PretUX pela bolsa de estudos que me permitiu participar do Bootcamp UX Research How Bootcamps. A oportunidade de aprender com profissionais de startups renomadas do Brasil e desenvolver um estudo de caso foi inestimável. Também agradeço aos instrutores e colegas de turma pelo suporte e colaboração ao longo do curso.

Introdução a UX Research

Durante o Bootcamp, pude aprofundar meu entendimento do panorama de pesquisa nas empresas e desenvolver um senso crítico para explorar a atuação da pessoa pesquisadora dependendo da maturidade de design e pesquisa do contexto em que se encontra.

Tipos e Métodos de Pesquisa

Além disso, criei um repertório a partir dos principais métodos de pesquisa utilizados no mercado, bem como das várias fontes de dados e informações que são importantes de serem consultados e analisados antes mesmo de ser realizada uma pesquisa. Também discutimos cenários possíveis para utilização de cada método.

Processo de Pesquisa e Planejamento

Outro tópico importante foi o planejamento do ciclo completo de pesquisa de acordo com questões estratégicas. Definimos hipóteses, objetivo e pergunta de pesquisa, entendimento do público e amostra, para definir os melhores métodos e cronograma que serão executados.

Preparação e Execução

Também aprendi a construir materiais suporte de pesquisa, como roteiros para diferentes abordagens, adaptação para cenários remotos e presenciais, e boas práticas de documentação e registro de resultados.

Síntese, Sistematização e Análise

A síntese dos dados coletados para pesquisas qualitativas e quantitativas, interpretação e análise dos resultados, construção de ferramentas e apresentações dependendo da demanda também foi abordada no curso. Além disso, aprendi a aplicar um UX Research propositivo e trabalhar na democratização dos achados de pesquisa, tornando-os acessíveis para toda a empresa.

Conclusão

O Bootcamp UX Research dá How Bootcamps foi uma experiência incrível, permitindo-me desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para trabalhar como profissional de pesquisa de UX. Agradeço novamente à comunidade PretUX, aos instrutores e aos colegas de turma por tornar essa jornada de aprendizado possível. Estou animado para continuar aplicando esses conceitos e técnicas em meus projetos futuros.

Estou compartilhando o link do case que desenvolvemos em grupo durante o bootcamp.

Além disso, estou animado para compartilhar que dia 19 de abril terei um novo encontro com a equipe da How Bootcamps, onde participarei do Bootcamp Product Manager para aprimorar minhas habilidades em gerenciamento de produtos e entender melhor o dia a dia nessa área. Também estou cursando Gestão de Produto na Ampli, buscando ampliar ainda mais meu conhecimento e desenvolvimento profissional.

Estou aberto a oportunidades de estágio e cargo de junior que possam impulsionar ainda mais meu desenvolvimento e aplicar o conhecimento adquirido nos bootcamps e nos estudos de gestão de produto. Sinto-me preparado e motivado para contribuir positivamente em uma empresa com foco em inovação e experiência do usuário.

Desde já, agradeço pela leitura, indicação de vagas e conteúdos relevantes para meu desenvolvimento.

E o mais importante, estou aberto a Feedback ^^

Até mais…

🙏

--

--