Como as métricas em UX ajudam designers de interface

Dados que se transformam em informações valiosas para o seu design

Matheus Soares
Pretux
2 min readOct 20, 2021

--

Para projetar uma boa interface seja de um e-commerce, um aplicativo de delivery de comidas ou um portfolio, designers utilizam regras de usabilidade, leis de UX e diversas teorias que contribuem na criação de uma boa experiência para as pessoas. Aprender e aplicar UI design patterns pode garantir certo sucesso para um projeto, mas enquanto designer de interface, podemos ir além adicionando o conhecimento sobre métricas em UX.

Mas o que seriam as métricas?
Vamos falar de dados. Dentro do grande guarda chuva que é Data Analytics existe a disciplina de Product Analytics. Logo as métricas são maneiras que a pessoa Designer pode utilizar para medir, mensurar e analisar o nível de experiência e satisfação do usuário dentro de um cenário específico.

A importância dos dados demográficos
Dados sobre a região, idade, gênero, tecnologia, device, sistemas operacionais, possíveis preferências e rastros são importantes para mapear a Persona correta. Um exemplo em UI Design é quando precisamos desenvolver protótipos, é muito importante neste momento realizar os testes com componentes de interface de fácil entendimento para os usuários, logo na análise identificamos os sistemas operacionais dos smartphones mais utilizados por essas usuárias.

Tela da ferramenta Google Analytics, exibindo dados demográficos.
Tela da ferramenta Google Analytics, exibindo dados demográficos.

Comportamento do usuário no produto
O próprio título já entrega que esse tópico é super importante.
Entender como as pessoas usam seu produto digital pode ajudar na solução das dores, também testa aquilo que você projetou e valida se é realmente necessário e pode-se acompanhar a evolução de features implementadas.
Pode-se destacar que as Pageviews, Eventos, Metas, Principais Telas Acessadas e Análises de Heatmap, Jornadas e Funis são imprescindíveis em Product Analytics e servirão muito bem no complemento das decisões tomadas pelo UI Designer em seu cotidiano.

Por fim, é importante saber que antes de tudo é necessário entender o contexto do produto ou serviço primeiro e logo após analisar as métricas que sejam pertinentes.

Texto escrito com base no curso Curso UX Metrics 2.0
Product Analytics
e no meu cotidiano como UI Designer.

--

--