Comunidade Pretux, muito obrigado!

Minha experiência no Bootcamp de Prototipação com Figma

Matheus Teixeira
Pretux
2 min readMay 10, 2021

--

O sentimento real de pertencer a uma comunidade — foi assim que me senti ao fazer parte da Pretux, uma comunidade que busca potencializar a inserção de pessoas pretas no mercado de trabalho em UX. Além de diversificar os times, ajuda a conquistar espaços de liderança por meio do apoio emocional e qualificação profissional de pessoas pretas.

Em parceria com a How Bootcamps, a Pretux distribuiu duas bolsas para o curso de prototipação em Figma e fui um dos selecionados!!! Amei demais essa oportunidade da comunidade de me capacitar na área de UX! Me sinto realmente parte da prática do propósito da comunidade de propagar conhecimento tecnológico e inserir pessoas negras no mercado.

Sobre o Figma

Gente, é uma ferramenta muito massa! Talvez porque eu já tenha experiência em Illustrator e Photoshop, não estranhei a interface e achei bem fácil de usar. Algumas pessoas o chamam de Google Docs dos designers, pela versatilidade da ferramenta. É online, não é necessário baixar nada, mas também tem a versão de desktop.

Com o curso de prototipação em Figma da How, eu pude começar minha prática em UX pelo Figma. A ferramenta de prototipagem é bastante utilizada por ser gratuita e bem funcional. Dá pra fazer tudo, até post para redes sociais! Sinto que o Figma vai além de uma ferramenta de prototipação, e tem uma comunidade muito forte.

Aspectos que mais achei interessantes

1- É possível criar estilos de fontes e cores, por exemplo: um estilo para títulos, outro para subtítulos. Ele consegue guardar o estilo principal e replicar nas outras peças.

2- No Figma você consegue usar plugins que facilitam bastante a vida dos designers; dá até pra fazer recorte de fundo da imagem usando um plugin criado por pessoas da própria comunidade.

3- A função Smart Animate é ótima para apresentar os fluxos e interações para os gestores e os devs. Fiz um exemplo usando essa função para a construção de mensagens de um chatbot.

Esse é só o começo do meu aprendizado em UX e Figma, até a próxima ;)

--

--