Conferência Mundial de Designers com foco em África

Michelle Cruz
Pretux
Published in
2 min readMar 4, 2021

“O futuro do design é africano e você pode ajudar a construir isso”, esse foi o slogan da conferência. Foram 24 horas de evento, com a participação de 18 painelistas de diversas nacionalidades, que atuam em inúmeros lugares pelo mundo. Foi uma oportunidade incrível de conhecer processos e experiências focados em África, a terra Mãe da Humanidade.

Pensando na realidade brasileira que cresceu seguindo o design europeu e americano, se faz necessário buscar referências na África para construção da identidade brasileira. Lembrando que a língua portuguesa, talvez, devesse ser chamada de “língua brasileira”, pois sofremos influências árabes, indígenas e africanas.

Seria uma ousadia da minha parte tentar resumir o que foi o evento; então fiz uma coletânea de conteúdos abordados por alguns painelistas para que não ficasse apenas na minha interpretação e, assim, poder criar uma ponte visual com materiais mais precisos sobre os assuntos tratados.

“Design: Born in Africa” (“Design: Nasce na África”)

Apresentado pelo designer, filmaker e diretor do Instituto Arte de Zimbábue Saki Mafundikwa

Saki Mafundikwa, um detentor de tecnologias ancestrais, compartilhou, através de imagens, a história da arte, artefatos e design africanos. Os próximos dois vídeos vão te dar uma noção da grandeza da história africana.

“Design is a Cultural Response” (“Design é uma Questão Cultural”)

Apresentado pelo antólogo, designer e fundador do @africandesignmatters Simon Charwey.

Durante seu painel, Simon Charwey indicou negros que representam a Inteligência Cultural Criativa, e uma brasileira está na lista de personalidades.

Goya Lopes — @goyalopesdesignbrasileiro

Esther Mahlangu — @esthermahlanguart

Victor Ekpuk — @victorrekpuk

Sir David Adjaye — @adjaye_visual_sketchbook

Francis Kéré — @kerefrancis

Malene Barnett — @malene.barnett

Tapiwanashe Sebastian Garikayi — @sebgarrydesign

Mariam Issoufou Kamara — @mariamkamr

Candice Lawrence — @modern_gesture

“Designing for Trust” ( “Design Confiável”)

Apresentado pela CX e UX Design Leader Katja Forbes

Katja abordou os desafios de “desenhar projetos” em tempos de fake news, de empresas quebrando o pacto de confidencialidade, de criação de interfaces invisíveis e a pressão social pela transparência corporativa.

O artigo abaixo é um conteúdo conectado ao que foi apresentado na conferência. Foi produzido por colegas de trabalho da Katja.

--

--

Michelle Cruz
Pretux
Writer for

Detentora de tecnologias ancestrais e futuristas, atravessando e conectando mundos.