Data Design? Como sua aplicação pode ajudar no dia a dia?

Rafael Sacramento
Pretux
Published in
3 min readAug 20, 2021

Durante as últimas duas semanas, tive a oportunidade de participar do workshop de UX e Data Design graças à PretUX e trago aqui um pouco do que aprendi com essa vivência.

nappy

Primeiro, o que vem a ser Data Design?

Em um mundo onde as decisões das empresas passou de intuição para algo totalmente focado em inteligência, temos como exemplo a evolução de escolas de pensamento, o racionalismo que busca entender as percepções humanas por meio da razão e o empirismo que expressa que o conhecimento é adquiro a partir de suas vivências e não instintos ou conhecimento nato — no empirismo os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado com o tempo.

Mas o que essas escolas de pensamento têm a ver com Data Design?🤔

Quando pautamos nossas análises a partir de dados por meio da experiência, consciência e aprendizado, tornamos nossas criações de produtos e experiências mais amigáveis pois iremos nos guiar por meio de informações e assim entender melhor o que funciona e o que não funciona. Pelo simples fato dos recursos que parecem bons no papel podem acabar sendo confusos, impedindo o usuário de chegar ao resultado final é que entra o design baseado em dados. O design de dados destaca as principais qualidades de uma boa visualização de dados: precisão, simplicidade e clareza. O intuito é tornar as exibições de dados propostas tão simples quanto possível e usar cada elemento gráfico que existe para transmitir um significado.

Como o design de dados pode ajudar no processo de Design ?

Saber aplicar design da informação e modelagem de dados no dia a dia é grande chave para obter sucesso. Quando fazemos o uso dos dados de maneira eficaz, entendemos a sua importância e podemos levar diretamente a melhores resultados de negócios.

Design é um esporte coletivo , como outras áreas podem ajudar no processo?

Como um UX designer ou um aspirante, você deve estar acostumado a pensar nas decisões baseadas em desk research ou até pesquisas feitas por UX. No entanto, para executar o projeto com sucesso, você precisa trazer pessoas de diferentes áreas até porque design é igual ao futebol, basquete ou qualquer outro esporte coletivo: precisa agrupar diferenças e assim obter um resultado maior com visões e dados de diferentes áreas.

Palavras finais

Essa foi uma pequena fatia do que eu aprendi sobre Data Design. A minha intenção com esse artigo foi mostrar que o Data Design pode trazer bons frutos para o negócio, pois através dele é possível tornarmos apresentações de dados mais fáceis, já que a maioria dos projetos que envolvem visualização de dados negligencia a parte mais importante — os usuários finais.

Foi uma experiência maravilhosa o curso de Data Design promovido pela PretUX e a ministração do João Critis da UX4BI, pois pude aprender ainda mais sobre o design centrado em dados.

--

--

Rafael Sacramento
Pretux
Writer for

Designer que adora criar e aprimorar produtos digitais com foco nas pessoas ❤