De Preto pra PretUX

Rayalisson Martinelle
Pretux
Published in
3 min readMar 16, 2022

Entre tantas opções de carreira, todas devem ser válidas na escolha do caminho, independente de cor, raça e orientação sexual.

Todos nós, apesar da diferença social, temos o mesmo potencial a explorar. Nem todo caminho escolhido vai ser fácil, aliás, todos são difíceis, mas não impossíveis. Então respira fundo! Agora vou falar um pouco sobre minha experiência própria.

Filho de família simples, fui aluno de escola pública em toda minha formação. Quando concluí o ensino médio no final de 2014, eu nem sabia que a brincadeira só estava começando. Ainda em 2013, fui aprovado em Redes de Computadores pelo SENAI, o qual passei quase 2 anos para me formar. Em 2015, consegui um estágio de TI pelo Governo do Recife. Era uma oportunidade para buscar conhecimento, mas que seria muito baixa a remuneração. Então me bateu a frustração, porque o mercado de TI não estava abrindo oportunidades de estágio.
Fiz um planejamento pessoal sobre onde eu estava e onde eu queria estar. Então continuei a buscar meu sonho de entrar em uma universidade, mesmo tantos me dizendo que era difícil conseguir entrar, sempre acreditei em mim.

Foram 2 anos de cursinho, para poder me preparar pro ENEM, e conquistar minha aprovação na UFRPE em Engenharia Elétrica, e na UFPE com o sistema unificado de engenharia. Optei pela UFPE, por estar mais perto da minha casa, mesmo com a insegurança do processo seletivo das engenharias, mas que também consegui ingressar na minha primeira opção de área, sendo Engenharia Elétrica.
Foram dias de lutas! Muitas noites sem dormir, mas que era preciso para eu alcançar meus objetivos profissionais. Mas nem sempre minhas escolhas me trouxeram alegria. E quando pensei que nada poderia piorar, veio a COVID-19.

Período de pandemia, e eu tentando continuar meu curso, até sentir que esse caminho não era pra mim, por querer ter qualidade de vida, e não perder minha saúde por trabalho e estudos. Foi então que eu comecei a estudar programação.
Nesse tempo difícil, tivemos um grande avanço tecnológico, o qual me fez sonhar com um novo caminho, o qual me fez conhecer o mundo de UX.
Foi uma paixão à primeira vista, mas eu não tinha condições de arcar com o curso para conquistar uma vaga.

Foi então que comecei a buscar conteúdo gratuito, e nesse tempo conheci a PretUX. Fiz minha inscrição para uma bolsa de estudos, mas sem ter noção do impacto positivo que ela iria me trazer.

Então, fui contemplado com uma bolsa 0800 para minha formação em UX/UI Design, pela Design Circuit. Uma oportunidade perfeita para meu sonho profissional. Entrei na comunidade, li vários artigos compartilhados pelos membros e logo em seguida, dei início ao curso.

Honrei essa oportunidade, tendo concluído todo curso em quase 3 meses (muitas noites viradas, mas que deram bons frutos! Confiem no processo).
Esse foi um grande presente de Deus em minha vida, ter conhecido a PretUX, que é uma linda comunidade que impulsiona o desenvolvimento de pessoas pretas no mercado de tecnologia.

Hoje, estou refazendo o curso, subindo cada degrau. Buscando minha primeira vaga em UX. Sem palavras para poder expressar tamanha felicidade, mas com muita gratidão a Deus, a toda PretUX, e em especial ao Apparicio Junior (AJ), por ter abraçado essa comunidade e ter colaborado para transformar minha vida. Muito Obrigado 🖤

Estou formado, certificado garantido,uma masterclass aqui, outra ali, etc… mas o caminho é bem mais que isso! A construção de uma boa base profissional é a prática, e estou respeitando meu tempo para me tornar quem eu devo ser.

Sobre quem disse que eu não iria conseguir, ou quem não acreditou em meus sonhos, não mudou e nem interferiu em quem eu estou me tornando e conquistando. Não duvide de si mesmo!
Sou Preto, LGBTQIA+, Brasileiro e Nordestino: gente da gente. Determinado a conquistar meus objetivos, mesmo que eu só tenha 1% de chance, não exitarei em lutar, aliás, o crescimento só vem quando saímos da zona de conforto.

--

--