Design System e Style Guide, qual a real diferença

Nicolas Menezes
Pretux
Published in
3 min readJun 14, 2021

Muitas pessoas ainda confundem o termo Style Guide (Guia de Estilos), com o famoso e tão falado hoje em dia, Design System. Neste artigo, explico de forma fácil a real diferença entre os dois e como isso é no dia a dia de um Designer.

Como falado anteriormente, muitos Designers, Desenvolvedores e pessoas que trabalham no meio da tecnologia confundem bastante o termo Style Guide com o Design System. E com base no curso Design System Boost que graças à PretUX pude realizar, vou explicar de forma mais clara a diferença entre ambos.

Começando pelos conceitos teóricos, o Style Guide nada mais é do que um guia de estilos, como o próprio nome diz. Ele serve como base para Designers criarem suas interfaces, ou outros produtos, alguns componentes como Cores, Tipografia e ícones.

Já para o Design System existem diversos conceitos. Porém, o mais abordado no curso foi o de que ele é um produto que serve outros produtos. Com decisões semânticas tomadas e disponíveis para o uso de designer e desenvolvedor.

Mas qual é a diferença?

Com os conceitos apresentados anteriormente, algumas diferenças ficam mais nítidas, mas a principal delas é o fato de o Design System ser um produto. E, como todo produto, ele não tem fim — passa pelas fases de teste, implementação e adoção de todo time e, principalmente, atualizações e correções constantes conforme o feedback de Designers e Desenvolvedores.

Já o Style Guide é parte de um projeto em que apenas uma determinada interface vai consumi-lo. Ele não é necessariamente um produto como o Design System que passa por todas as etapas. Além do mais, o Design System é escalável, ou seja, pode ser consumido por mais de um produto, formando um ecosistema com base nos critérios adotados pelo time de Design Ops.

Outa grande diferença é que o Design System engloba praticamente todo o time de Tecnologia: Desenvolvedores, PO´s e PM´s e até mesmo o pessoal de Branding e Marketing. Já que uma das premissas do Design System é colocar todas essas pessoas juntas desde a idealização até o dia a dia de sua produção, pois todos irão consumi-lo. O Style Guide, por outro lado, serve apenas para o Designer e auxilia, pontualmente, o desenvolvedor e não envolve todo o time como o Design System.

E a última diferença apresentada neste artigo é bastante conceitual: o Design System é composto por Tokens, Core Components, Team Components, algo que traz uma complexidade maior ao produto já que ele também precisa de um versionamento e atualizações constantes. O Style Guide não tem essa composição mais complexa, mas apenas Tipografia, Cores, Espaçamentos(Design Tokens) entre outros princípios afim de construir a interface.

Conclusão

Essas diferenças nos ajudam a distinguir essas ferramentas e também a utilizá-las em algum momento. Em nosso dia a dia de trabalho, conseguimos perceber esses conceitos muito mais facilmente, pois os dois nos auxiliam de formas bastante singulares, principalmente o Design System. Espero ter ajudado a todos com este artigo!

--

--

Nicolas Menezes
Pretux
Writer for

Meu nome é Nicolas Menezes, tenho 20 anos e moro na grande Porto Alegre, RS no Brasil. E atualmente sou Product Designer na Dextra.