Design Thinking Online — Echos

Luiz Felipe de Menezes Justino
Pretux
Published in
4 min readAug 9, 2021

Um novo jeito de pensar.

Foi em uma tarde, com uma imensa alegria, que recebi a notícia que havia ganhado a bolsa do curso de Design Thinking Online, da Echos, graças á comunidade da PretUX .

Photo by Firmbee.com on Unsplash

Este ano (2021) eu havia decidido que devia buscar meu caminho, me especializar em algo que eu amo. A primeira coisa que veio a minha mente foi design gráfico, até o meu tio me informar sobre o design de experiência de usuário e suas dezenas de conteúdo para eu aprender e me aperfeiçoar.

Sempre fui uma pessoa considerada “ empática “, sempre tentando ajudar meus amigos e entender o próximo. Devo tudo isso à minha família, já que sem eles não iria tão longe.

“As pessoas ignoram o design que as ignora.” (Frank Chimero)

Entender as pessoas e se colocar no lugar delas é algo essencial no design — e o Design Thinking que a Echos me mostrou foi muito além disso. Mas afinal, o que seria Design Thinking ?

Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano

“Design é uma abordagem que possui o “thinking” (pensar) e o “doing” (fazer) incorporados no processo. O componente do pensar cria uma abordagem imaginativa e lúdica para testar de ideias, até que a melhor seja aplicada na resolução de um problema. Nesse “thinking”, exploramos todas intersecções entre pessoas, mercado e tecnologia possíveis, e então o “doing” começa. É quando a melhor solução é prototipada e testada para criar o que será um novo produto ou serviço. — Livro Design Doing: Alcance Impactos e Resultados, Chico Adelado

Photo by Diego PH on Unsplash

Essa abordagem ajuda a conectar com o que nossos clientes mais valorizam para transformar suas situações atuais em situações preferíveis e desejáveis. Jeanne Liedtka, uma estrategista de negócios, diz que a fonte mais segura de novas ideias com verdadeira vantagem competitiva são as necessidades não articuladas dos nossos clientes e/ou usuários.

Uma das ferramentas inovadoras do Design Thinking é o Duplo Diamante, um diagrama formado por quatro triângulos conectados para retratar as fases do processo de inovação. Dessa forma, ele esquematiza as convergências e divergências de pensamento que acontecem no caminho.

Pesquisa

O primeiro passo é identificar o problema a ser solucionado, e aqui o importante é saber se colocar no lugar do seu usuário para entender quais são as suas necessidades.

Para que haja questões relevantes a serem debatidas, é preciso fazer um levantamento de dados. Isso pode ser realizado através de pesquisas com clientes, grupos focais etc…

Insights e briefing

No segundo passo do método Duplo Diamante, é preciso analisar todas as ideias que surgirem no passo anterior (descoberta), para analisá-las e filtrá-las.

O objetivo desse passo é convergir os insights em ideias executáveis, interpretando-os e deixando-os alinhados aos objetivos da empresa. Além disso, é nessa etapa que determinamos, oficialmente, o problema a ser solucionado pelo processo.

Desenvolver

Essa etapa marca o início do segundo diamante, e aqui começam a aparecer respostas para a questão definida na etapa anterior.

Esse também é um ponto de divergência, mas com caráter de levantar soluções para o problema proposto, pois aqui já deve-se iniciar o desenvolvimento e os testes dessas soluções.

O que não se pode perder é a noção de que o processo e as soluções devem ser voltados às necessidades do usuário.

Entregar

Na última etapa do Duplo Diamante, temos o segundo ponto de convergência, em que as soluções definidas na etapa do desenvolvimento são, novamente, filtradas para selecionar apenas uma.

Nessa fase, cria-se também o protótipo da solução e inicia-se uma preparação para o seu lançamento, em pequena escala, ao mercado. Isso é um teste final para o projeto.

“ Design Thinking é a arte de sair do monocromático com inovação. ” —Fernando Ribeiro

Eu passei por todos esses processos do Duplo Diamante na Echos, e posso dizer que foi simplesmente incrível ver como cada coisa se completa e funciona. Foram 30 horas que passaram voando, simplesmente por conseguir enxergar as coisas com outros olhos.

Pra mim isso é Design Thinking — você se colocar no lugar do outro, olhar o mundo por outros olhos, ter empatia, ser inovador. Design Thinking é o novo modo de pensar.

--

--

Luiz Felipe de Menezes Justino
Pretux
Writer for

🚀 Jovem apaixonado por design e futuro Product Designer. Compartilho minha jornada de inovação e criatividade. Acompanhe! ✨