Desvendando o Figma

Leandro De Souza Gonçalves
Pretux
Published in
4 min readOct 28, 2021

Olá a todes, me chamo Leandro, participei do evento “Desvendando o Figma”, feito pela EDIT, e trago minha experiência para quem estiver interessado em conhecer mais sobre essa ferramenta tão falada nos últimos meses entre os Designers de UI/UX

Afinal, do que se trata o Figma?

Figma é uma ferramenta que facilita a criação de interfaces visuais para os mais variados tipos de dispositivos e telas, trazendo funcionalidades similares a de outros softwares que antigamente eram mais utilizados para esse objetivo, porém era necessário possuir um conhecimento mais técnico dessas ferramentas (que até hoje são usadas para muuuitas outras funções). Dentro da ferramenta, a criação de formas, objetos, padrões, cores e até mesmo a biblioteca de Plugins trazem uma brisa de ar fresco e novidade para que tudo fique mais intuitivo e fácil de ser usado.

Destaques que foram explorados

Durante o workshop, nos foi apresentada, além dos conceitos básicos de Design e User Experience, a interface do Figma, onde exploramos formas básicas, tamanhos diferentes de tela e algumas funções não tão conhecidas, que foram os pontos altos sobre desvendar a ferramenta. Claramente, serão extremamente importantes para executar um bom trabalho otimizado e visualmente coeso.

Funcionalidades

A função de Componente foi um dos pontos altos que gostaria de destacar nessa jornada. Trata-se de uma ferramenta que permite criar um “componente mãe”, com forma, tamanho, cor, texto, imagem ou posicionamento, que irá influenciar nos componentes filhos que forem clonados do mesmo. Qualquer alteração feita na “mãe” irá acatar na mesma mudança dos filhos, facilitando quando, por exemplo, uma mudança de cor ou forma for solicitada por um cliente, sem necessariamente selecionar cada elemento e alterá-los um a um.

Outra funcionalidade apresentada extremamente útil foi o plugin Unsplash. Mas antes de abordar o plugin, é preciso destacar sua origem: Unsplash é uma plataforma de biblioteca e banco de imagens livres para uso, assim como Getty (na verdade Unsplash faz parte da própria Getty, uau), trazendo inúmeros contribuintes, fotógrafos e Designers que autorizam o uso de suas criações ao público. Dito sua origem, podemos imaginar a função do plugin, que nada mais é do que buscar imagens livres para que você as insira na sua interface dentro do próprio Figma, sem precisar baixá-las de outra plataforma. Incrível, não é mesmo!?

O último ponto alto de destaque que gostaria de pontuar é a função de testar seu produto (Present). Parece algo distante, mas o Figma é capaz de simular o uso do seu app ou site, transformando botões em clicáveis, telas que deslizam e mudam para outras e criam um fluxo de tela e função que levará o usuário ao próximo passo. Isso dá uma total noção do que você está tentando transmitir para qualquer pessoa, seja o programador que irá criar o código e dar vida à sua idéia, o cliente que precisa ter a visão do produto que deseja trazer à vida, seja o Designer que precisa criar um portfólio interativo para seus projetos. Essa função é simplesmente incrível e fundamental para entendermos o fluxo e o que nossa aplicação é capaz de fazer.

Vale destacar que dentro do guarda-chuva de plugins, existem diversos outros com funções ainda mais otimizadas, variadas e úteis para quem deseja realizar vários tipos de trabalho.

A relação entre Figma, o Designer e o Workshop

Por fim, gostaria de dizer que o Figma é o presente e futuro do UI/UX Design, e o Workshop da EDIT fez questão de nos mostrar como essa ferramenta é crucial nos vários pontos que fazem o Figma se destacar entre tantos outros softwares e plataformas que se propõem a fazer a mesma função principalmente pela criação colaborativa que ele dá aos usuários, possibilitando o compartilhamento de tela dentro de um projeto. Ter domínio do Figma é um destaque enorme, e pode ser extremamente poderoso para qualquer um que deseja iniciar a carreira em UI e UX, e digo por mim que, com toda certeza, me sinto muito mais apto a explorar e criar interfaces após participar do evento.

Gostaria de agradecer imensamente à PretUX, essa comunidade tão acolhedora e maravilhosa que estou tendo a chance de fazer parte pela oportunidade incrível, e à EDIT, que em duas horas e meia , foi capaz de me trazer noções perfeitas sobre o que é um problema, como entendê-lo e solucioná-lo de forma criativa e visualmente bonita.

Em caso de qualquer dúvida ou contato, estou à disposição!

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandro-de-souza-25100000

--

--