Meu primeiro curso pela PretUX

"Design não é sobre dar a resposta certa. Design é sobre fazer a pergunta certa."

Caio Rabelo
Pretux
3 min readApr 23, 2021

--

Nos dias 17 e 18 de abril de 2021, tive a grande oportunidade de participar do meu primeiro curso da Mergo graças a uma iniciativa bem bacana proporcionada pela PretUX, comunidade de UX destinada à gente preta. Vou relatar um pouco de como foi a minha experiência nessa imersão de acúmulo de aprendizado para a vida.

O curso para o qual fui sorteado é conhecido como UX Weekend, que é uma espécie de intensivão em UX com duração de dois dias, sábado e domingo. As aulas foram ministradas pela grandiosa Bianca Brancaleone. Ela é especialista em User Experience e Sprint Master Certified pelo Google, além de realizar consultorias em Arquitetura de Informação e Design Sprint.

O curso se divide entre conteúdo e prática, com duração média de 14h. Antes mesmo do início do curso você é bombeado, de forma positiva, com vídeos introdutórios, com conteúdo da área. Esses vídeos são oferecidos para que possamos nos preparar e levar dúvidas, caso existam, para os dias das aulas on-line. De forma muito didática e interessante é possível degustar ótimas informações durante o período de pouco mais de 2h.

Você é apresentado ao pai da UX, Don Norman, além de aprender o que é uma proto-persona — personas criadas sem fontes primárias.

Vale acrescentar uma informação importante: nunca deve-se reciclar personas para novos projetos. É importante lembrar que cada projeto tem uma persona específica.

O mais legal dos vídeos é que, como Bianca apresentou, existem vários ramos e metodologias que podemos usar no nosso dia-a-dia como UX. Vale ressaltar que não existe uma fórmula certa, mas sim, aquela que melhor se encaixa para determinado projeto. Afinal de contas, UX é informação. Quanto mais informações tivermos dos nossos usuários, mais próximos estaremos de uma solução 100% viável para eles.

As aulas ministradas no final de semana foram divididas em 5 etapas, que resumidamente são baseadas na Escola de Design de Stanford. Estas etapas são: Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Teste.

Cada etapa era introduzida com os conhecimentos da Bianca e, depois, começamos a realização das tarefas. Como o curso é de duração curta, nossa etapa de Empatia foi realizada com os próprios membros do grupo (no caso 5 pessoas) tentando achar um problema em comum. A partir daí, nos aprofundamos para a solução desse problema. Passando pelas 5 etapas, posso ressaltar que durante a etapa de Ideação me foi acrescentada uma novidade que é a Task Flow.

Task Flow é uma jornada, um fluxo único realizado de forma semelhante para todos os usuários tendo em vista uma ação específica, como por exemplo, cadastrar-se em um sistema ou simplesmente realizar uma compra. Dentro do Task Flow as tarefas são singulares e, por isso, não se ramificam. Foi possível perceber que essa técnica ajuda muito também na etapa de criação de soluções de interface para esse produto.

Outra etapa que foi bastante interessante foi a de Teste, onde podemos finalmente acompanhar o usuário testando a nossa solução e foi muito gratificante saber que a nossa proposta foi bastante intuitiva e que poderia ser aplicada no mercado.

Conclusão

Foi minha primeira oportunidade de realizar algum curso da Mergo. E pude confirmar a qualidade do conhecimento transmitido para os alunos. A experiência foi incrível e de bastante soma para o meu conhecimento e crescimento profissional. Quero agradecer imensamente a oportunidade que a Mergo | Redação e a PretUX estão proporcionando, pois com conhecimento podemos ir muito longe.

--

--

Caio Rabelo
Pretux

Espaço destinado para divulgação dos projetos que desenvolvi na área de UX/UI Design. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/caiorabelo/