Porque você precisa de UX Research?
Boas pesquisas nos levam a bons resultados
Quero compartilhar minhas experiências com UX Research no Curso de UX Design na Design Circuit. Aqui, meu principal objetivo é defender a relevância da pesquisa na produção de entregáveis na área de UX. Agradeço a PretUX por tornar o curso possível. Feito isso, vamos ao que interessa.
Sei que toda pessoa pesquisadora já sabe que quando temos uma projeto para realizar, temos que pensar na forma mais eficiente de encontrar respostas. Mas encontrar o “melhor método” é sempre contextual. Para descobrir que ferramenta de pesquisa é mais eficiente, precisamos de compreender alguns pontos:
- Qual problema precisamos precisamos resolver?
- O que é que precisamos aprender?
- Qual é o objetivo?
Mas tem um fator que sempre irá se repetir. Quando profissionais da área de UX fazem pesquisa, estamos à procura de insights. Portanto, o que procuramos é o maior número de insights por menos tempo e dinheiro gasto. Quanto melhor for essa relação, mais eficiente será o método ou os métodos utilizados.
Christian Rohrer, fundador e diretor na XD Strategy, traz alguns pontos interessantes para nos ajudar a encontrar ferramentas de pesquisa eficientes e que estejam de acordo com o problema definido. Muitos projetos podem se beneficiar se fizerem o uso de uma combinação de diferentes métodos de investigação. Mas a questão-chave é saber quando e como fazer essa convergência. Para tanto, Rohrer sugere a utilização de uma estrutura tridimensional com os seguintes eixos:
A estrutura tridimensional apresenta 20 métodos de pesquisa longo de dimensões principais:
● Atitudinal vs. Comportamental
● Qualitativo vs. Quantitativo
● Contexto de utilização
Devido à natureza das suas diferenças, os métodos qualitativos são muito mais adequados para responder a perguntas sobre porquê ou como resolver um problema, enquanto que os métodos quantitativos fazem um trabalho muito melhor respondendo aos “quantos”. Ter dimensão dessas diferenças ajuda a priorizar os recursos e esforços, para se concentrar nas metodologias com maior poder de resolução para o problema a ser resolvido. O gráfico seguinte ilustra como as duas primeiras dimensões afetam os tipos de perguntas que podem ser feitas:
A estrutura apresenta as perguntas que serão respondidas em cada método de pesquisa, ou seja, cada dimensão proporciona uma forma de distinguir entre os métodos mais adequados em função das perguntas que serão respondidas. Isso facilita nosso trabalho na hora de definir e priorizar as ferramentas de pesquisa.
Embora existam muitos métodos de investigação, a maioria deles tem as suas raízes fundadas na prática científica. Mas nem sempre os nossos objetos de pesquisa são puramente científicos. Por isso, é importante adaptar as ferramentas de pesquisa de acordo com o nosso contexto e necessidade das partes interessadas: usuários e negócios.
É por esta razão que devemos entender que as reflexões apresentadas aqui são orientações gerais, e não classificações cristalizadas. No final, o sucesso do nosso trabalho será determinado pelas melhorias na experiência do usuário e o sucesso do negócio.
Pra finalizar, reforço meu agradecimento sincero a toda comunidade PretUX. Sem vocês esse aprendizado não seria possível. Obrigada por ajudar a transformar vidas.