Portfólio e a autossabotagem

Allan Rodrigues
Pretux
Published in
3 min readFeb 6, 2022
Tirinha de Hannah Hillam postada no Buzzfeed.

Recentemente, finalizei um curso sobre portfólio e carreira em UX da Edit. Eu hoje estagio e trabalho com UX design, mas talvez como várias das pessoas que migraram nos últimos anos para a área, eu não consegui criar um portfólio. Isso não quer dizer que não trabalhei com UX nesse tempo, quer dizer que não consegui criar um portfólio parecido com os profissionais que são as referências da área. E se você, iniciante, se travou por achar que já deveria ter os trabalhos da sua vida no portfólio, estamos juntos nessa. A verdade é que três coisas me impediram - o perfeccionismo, a procrastinação e a comparação. Mas eu poderia resumir, essas três coisas, na velha e conhecida autossabotagem.

Um portfólio não é só nosso trabalho, existe um elo de identidade forte entre o que fazemos e como nos enxergamos.

A experiência do curso foi um despertar muito legal para mim, as pessoas lá estavam pondo em palavras, expressões, e comentários o mesmo sentimento que descrevi acima: “eu não fiz ainda porque não sou bom o bastante”. Mas será que isso é verdade? Nenhum de nós vai aplicar para ser um Designer Sênior de primeira. Fiquei nervoso quando meu LinkedIn foi sorteado para ser analisado e, para minha surpresa, ele foi elogiado pelos colegas e facilitadores do curso.

Então, se eu pudesse dar algumas dicas para quem está pensando em construir ou já está construindo seu portfólio e sente medo ou não sabe o que fazer, seriam as seguintes:

1- Seu portfólio é fluído, ele vai acompanhar sua evolução. Então, nada de se cobrar como um agiota (rs);

2- É importante fazer um curadoria dos seus melhores trabalhos até agora, sempre relacionando com a vaga que busca. Se a vaga tem um foco maior em construção de interfaces, um portfólio com uma ênfase maior nesta habilidade pode ser uma boa;

3- Mesmo tendo ênfase, o processo é fundamental. Documente e apresente sua pesquisa, como coletou os dados, como chegou às conclusões que formularam a solução. Buscar uma área no design, não invalida a importância de conhecer o processo como um todo;

4- Estude, estude, pratique, pratique. Isso mesmo, eu e você precisamos estudar e praticar o que aprendemos. O design projeta soluções e, se ainda não teve uma oportunidade de aplicar o que aprendeu, é só procurar por problemas, ou melhor, a matéria-prima da nossa área. Não podemos solucionar a partir de nada. Precisamos de problemas ou oportunidades de melhoria.

Espero ter ajudado de alguma forma. O curso deu ferramentas para colocar em prática tudo o que comentei e muito mais, então recomendo fazê-lo. A autossabotagem pode te impedir de começar, por isso respire e respeite seu tempo. Apesar de estar me especializando em UX, como alguns designers, vim de outras carreiras criativas. Então, enquanto meu portfólio de UX não fica pronto, gostaria de compartilhar o que eu faço e fiz até agora.

Meu portfólio mosaico contém meus trabalhos em áreas diferentes. A ideia não é só divulgar, mas perder o medo dos feedbacks e aprender com eles. Estamos sempre evoluindo :)

Espero te encorajar a fazer o mesmo! 🧡

--

--