Essa interface funcionaria no contexto de uma pessoa com deficiência?

Roberto Junior
Pretux
Published in
4 min readAug 27, 2021
Cantor em show que se jogou no mar de fãs que o erguem com as mãos e o mantêm e o carregam no alto enquanto ele está deitado

Um bom anfitrião quer que sua festa seja um sucesso pra todo mundo.

Um bom empresário quer vender pra todo mundo.

Um bom produto ou serviço, quando é sucesso, é o quê? Uma festa, pois chega em todo mundo!

Busco aqui te provocar e dar uma mínima orientação sobre acessibilidade.

Cenário atual

Infelizmente, não está nem um pouco festivo e pra te ambientar trago na figura um número.

1 Bilhão de pessoas ou 15 por cento da população mundial tem ou vive em algum momento alguma necessidade especial. fonte é o World bank

“Mesmo essas pessoas não andando, não vendo e/ou ouvindo, todas continuam sendo pessoas e tem direito de acessar um produto/serviço “ GLEISON, Leonardo 2021

“Só” essa informação e essa frase já servem para reflexão. Licença poética aqui para etimologia do autor. Reflexão é união de: refletir + ação.

Claquete de início de gravação de filmes onde diz Acessibilidade pra todos entenderem, qualidade e equidade WCAG 3.1.1 critérios A AA AAA
#pratodosentenderem —

HORA DA AÇÃO (algumas dicas)

As deficiências podem ser temporárias, situacionais, permanentes e podemos separá-las em: auditivas e visuais, motoras e cognitivas. Dentro dessas classes outras subclasses existem. Exemplo: uma pessoa que quebrou um braço está com uma deficiência motora porém temporária, visto que ao ter seu braço curado não se encaixará mais nessa categoria. Entretanto, alguém que é autista está no grupo cognitivo e permanente.

Documentações

  • WCAG2.1: são diretrizes de acessibilidade feitos para conteúdos da web. Ler mais sobre WCAG2.1
  • WAI-ARIA: iniciativa de acessibilidade na web publicada pelo World Wide Web Consortium que especifica como aumentar a acessibilidade de páginas.
  • GAIA: guia da Talita Cristina para crianças com autismo. Ler mais sobre GAIA
  • EMAG: modelo de acessibilidade em governo eletrônico. Ler mais sobre EMAG
Martelo da justiça de fórum e juízes

Lei brasileira de inclusão (LBI)

Obrigatório que páginas da web sejam acessíveis seguindo as melhores práticas adotadas internacionalmente. Aqui temos mais um argumento na defesa da adoção de práticas de acessibilidade. Ler mais sobre a lei 13146 de 6 de Julho de 2015. Artigo 63.

Descrição de Imagens

Lembra da clássica frase uma imagem vale mais que mil palavras? Então… As imagens de fato tem um poder de colaboração imenso só que quem não enxerga como faz pra entender a mensagem? Para isso temos a descrição de imagens (1.1.1. WCAG que fala sobre conteúdo não textual) que nada mais é do que explicarmos o contexto da imagem que está em destaque, faz sentido e complementa a experiência/ideia que se quer passar.

Aqui não entram imagens meramente decorativas, pois o objetivo é trazer a melhor experiência para quem não está vendo e faz uso de leitores de tela.

Dicas

  • Evitar descrever nossas percepções por exemplo: pessoa linda.
  • Focar no contexto.
  • Traga uma hierarquia de informações relevantes

Exemplo
Se é uma foto dentro do perfil da pessoa, falamos dela e de suas características e depois, se necessário, do entorno. No entanto, se é algo de uma empresa, venda de um produto, o foco será o produto e suas características.

Isa Meireles numa loja de roupas sorrindo vestindo um casaco amarelo com rosa tirando selfie no espelho com seu pai que usa óculos, tem um leve sorriso e está atrás dela. obs: sigo em busca de descrição perfeita

Isa Meirelles numa loja de roupas sorrindo, veste um casaco amarelo com rosa e tira selfie no espelho com seu pai que usa óculos, tem um leve sorriso e está atrás dela. obs: sigo em busca de descrição perfeita

Leitores de tela

São aplicativos ou softwares que transformam um texto em um discurso sintetizado, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo.
Exemplos:

Dicas pra projetar para leitores de tela: Alt descrever imagens e fornecer transcrições para vide. Construir um layout linear e lógico. Estrutura de código baseado em HTM5. Mostrar infos apenas em imagens ou videos. Espalhar conteúdo por toda a página. Estrutura dependente do texto e do posicionamento.
Confira mais dessas artes nesse artigo do Marcleo Sales
Lâmpada simbolizando ideias, pensamentos

Essa interface funcionaria no contexto de uma pessoa com deficiência?

Alie esse pensamento já no início do projeto e não ao fim, pois contribuirá para trazer soluções que melhorem as experiências com produto/serviços.

Comentários do Diretor

O Leonardo criou um canal muito bom que traz, dia a dia, desafios e reflexões sobre o mundo de acessibilidade. Ir para o canal Inclunet

Minha maior dica é simples e prática: quer compreender mais do assunto e seus desafios? Sempre que possível, converse com as mais diversas pessoas.

Agradecimento
Esse artigo só foi possível graças a ponte que a PretUX faz com a How Education, em que houve sorteio de uma bolsa para o Bootcamp de Acessibilidade.

Links
https://guia-wcag.com/
https://www.youtube.com/c/TodosporAcessibilidade/videos

--

--