Um fim de semana de UX

Como o UX Weekend agregou valor à minha jornada de estudos em UX

Allan Mateus
Pretux
3 min readApr 26, 2021

--

Meus estudos em UX

A minha jornada de aprendizado em UX teve que partir de um ponto, e esse foi há 6 meses, engatinhando aos poucos sem saber qual caminho percorrer. Logo, precisava de um norte e um empurrão que me possibilitassem alçar voos mais altos para a direção correta. Então, conheci a comunidade PretUX e a Mergo e a partir dessa parceria, recebi a oportunidade de participar do UX Weekend com a instrutora Bianca Brancaleone e a facilitadora Thayse Ferreira.

Ouvi falar em UX pela primeira vez há quatro anos, um aspirante a designer gráfico. Entre idas e vindas, deixei o design de lado. Até convergir a esse momento, que volto a olhar para o UX design, dessa vez com outros olhos e um enfoque diferente, tendo o sentimento de pertencer a área.

A minha experiência com o curso UX Weekend da Mergo

O UX Weekend não só foi o meu primeiro curso de UX como também foi o meu primeiro curso online ao vivo. Então, não poderia estar mais empolgado para fazer e absorver o máximo de conteúdo. Alguns dias antes, foram disponibilizados materiais introdutórios e links de recomendações de livros etc., assim teríamos mais tempo para discutir durante o curso. Logo, assisti aos vídeos e acessei os links, anotando os pontos mais importantes. No dia do curso, após as nossas apresentações pessoais, foi passado um resumo desse conteúdo para nos relembrar.

Aprendemos o que é e o que não é UX, foram apresentados os conceitos, os modelos de Design Thinking e suas etapas, principalmente o de Stanford, que utilizamos durante o curso.

Etapas do modelo de Design Thinking de Stanford.

Este modelo ditou o ritmo do curso, em cada etapa do Design Thinking, tínhamos explicações teóricas e uma ou duas atividades práticas.

Assim, quando tínhamos exercícios, éramos divididos em grupos em salas privadas e planejávamos o desenvolvimento do projeto, que compreendeu várias fases, como: brainstorm para ideação, criação de proto-personas, briefing de plano de ação, criação de task-flow e inventário de interfaces, prototipação no Figma e teste de usabilidade com um usuário, isso nos mostrou que nosso protótipo não era perfeito e que estava tudo bem, pois esse é o objetivo: aprender o que funciona e o que pode ser alterado em um processo cíclico de melhoria, para garantir que o resultado final seja o melhor possível.

Durante o curso ouvimos muito sobre empatia, sobre como precisamos entender as necessidades dos stakeholders, que não somos os usuários nem os nossos chefes. Exercitávamos a empatia a todo momento, no nosso processo de planejamento, nos brainstorms, nas tomadas de decisões, entre os próprios membros do grupo, que até então eram desconhecidos, de diferentes localidades, tinham backgrounds e personalidades bastante diferentes, o que nos fez trabalhar também o relacionamento interpessoal.

Quanto aos envolvidos no curso, em especial à PretUX, só tenho a agradecer. Para mim, essa experiência foi bastante enriquecedora e me deu mais vontade de continuar aprendendo. Acho muito válido fazer esse curso, principalmente quando se está no início da jornada de estudos. No fim, nós adquirimos muito conhecimento e fizemos networking.

--

--

Allan Mateus
Pretux

Um jovem estudante de TI que se interessou em UX e está mergulhando de cabeça nesse mundo.