Um sábado de UX Writing

Laura de Paula dos Santos Teixeira
Pretux
Published in
4 min readOct 14, 2020

Sou iniciante no mundo de UX Design. Decidi seguir por este caminho no momento que percebi que tinha paixão em trabalhar com pessoas e resolver seus problemas. Sempre senti uma grande satisfação pessoal em ajudar, e acredito que atuando como UX Designer consigo cumprir este objetivo.

Photo by AbsolutVision on Unsplash

Desde que decidi estudar sobre o assunto, percebi o quanto a comunidade é inclusiva e solidária com iniciantes. Bem no começo dos meus estudos, conheci a PretUX, que é uma maravilhosa comunidade de apoio voltada para pessoas pretas profissionais de UX e iniciantes.

Participo também de outras comunidades, e falo com propriedade quando elogio os profissionais de UX com os quais tive contato. Todos muito solícitos e sempre a disposição para ajudar. Todo o conhecimento que posso adquirir é válido.

Fiquei muito feliz com a oportunidade que tive de fazer o curso UX Writing — Hands On para Iniciantes, que ganhei em um sorteio da PretUX. Durante o tempo que venho estudando, foi uma ótima oportunidade para que eu pudesse me aprofundar e entender melhor sobre UX Writing.

O curso teve a duração de 9 horas em um sábado bastante enriquecedor, e essas horas de estudos me possibilitaram não só aprender sobre UX Writing, também me ajudou a ter novas percepções sobre o assunto e me apresentou ferramentas que não eram familiarizadas e que tive o prazer de trabalhar e aprender como usar.

Aprendi como a escrita é importante para um bom entendimento por parte do usuário. Além de se pensar na melhor forma de se posicionar elementos, textos e imagens, a forma como se escreve é muito importante, principalmente quando se trata de um conteúdo explicativo. Para um texto ser inclusivo, deve ser redigido de forma que possa ser compreendido por todos, desde pessoas com baixa instrução até pessoas com um nível maior de instrução.

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Fiquei muito empolgada com as ferramentas utilizadas no curso. No meu ponto de vista, elas fazem o papel de facilitadoras e organizadoras de processos, e são úteis tanto profissionalmente, como pessoalmente, para auxiliar na organização do dia a dia. Foi muito enriquecedor utilizar o Trello, uma ferramenta que eu havia visto em um curso anterior, porém não tinha tido oportunidade de utilizar.

Tive a oportunidade de conhecer também as ferramentas Notion e Slack, que nunca havia utilizado. Vou explicar melhor como funcionam as que citei:

  • Trello: com todas as suas funcionalidades, o Trello é um site que auxilia equipes a priorizar tarefas, classificá-las de acordo com o seu andamento e é organizado de forma a deixar a equipe toda na mesma página, possibilitando um entendimento rápido de como estão sendo executadas as tarefas.
  • Notion: é um aplicativo, que também pode ser utilizado online, para organização de tarefas. Na descrição da ferramenta no site diz que é “Uma ferramenta para todo o time. Escreva, planeje e se organize.”. Por esta descrição, percebe-se que o Notion é bem completo e multifuncional.
  • Slack: é uma plataforma utilizada pelas empresas para que os colaboradores se comuniquem. Conta com chamadas de vídeo, possibilita a criação de salas abertas e fechadas para conversas, e pode ser utilizado também pelo aplicativo.

Durante o curso, fizemos um exercício para que fosse exemplificado a teoria que havíamos aprendido. Os alunos foram divididos em equipes, cada uma com um desafio diferente. Minha equipe ficou com o desafio de reorganizar informações escritas em um ingresso de um evento online.

Após fazer esse exercício, obtive insights de como diversos sites, aplicativos, até mesmo textos simples, como receitas podem se tornar mais simples e fáceis aos olhos do usuário/cliente. Portanto, percebi que a importância do Writing não se aplica apenas a tecnologia, mas a tudo que nos cerca que transmita informações por escrito.

O curso me ajudou a esclarecer as dúvidas que eu tinha sobre UX Writing, e me ensinou coisas sobre o assunto que eu não tinha conhecimento. Pude reconhecer o quanto é importante se comunicar com todos de maneira acessível, utilizando também uma habilidade que considero imprescindível para um Designer em todas as áreas de trabalho, a empatia para com o outro. Tenho expectativas altas em ser uma excelente profissional e ter o foco sempre voltado na empatia e na compreensão da visão do outro sobre o que está ao seu redor.

--

--

Laura de Paula dos Santos Teixeira
Pretux
Writer for

Mineira, preta, iniciante em UX Design e autodidata nas horas vagas.