UX Metrics — PretUX & PunkMetrics

Matheus Tasso
Pretux
Published in
2 min readAug 29, 2021

Um pouco da minha experiência realizando o curso de UX Metrics

Olá, me chamo Matheus Tasso, 23 anos e sou de Salvador na Bahia, atualmente graduando em Análise de Sistemas pelo Instituto Federal da Bahia.

Minha história com design começa alguns anos atrás, período no qual fui graduando do curso de Design e que, por motivos maiores, não tive oportunidade de concluir. Com design, possuo mais de 4 anos de experiência trabalhando com social media, identidade visual e seus correlatos. Entretanto, com produtos digitais, possuo apenas pouco mais de dois de experiência, atuando inicialmente como UI Designer e atualmente UX/UI Designer.

Minha migração para ux design acontece após uma experiência ruim com desenvolvimento front end, que era meu foco de estudos em meados de 2019. Esse episódio me fez conhecer a área de produto e vi a possibilidade de trabalhar com duas paixões: design e tecnologia, sendo todo meu material de estudos para essa transição, cursos e workshops gratuitos disponibilizados pela nossa internet e o pai Google (rs rs).

Nessa busca por mais conhecimento e formas de me especializar cada vez mais, encontrei a comunidade PretUX cuja premissa é fortalecer e engajar pessoas pretas na área de tecnologia, oferecendo suporte e qualificação. Isso me encantou bastante pelo fato de ter noção do quanto a tecnologia pode ser agente de mudança na vida de alguém. Felizmente fui sorteado com uma bolsa para o curso de UX Metrics da Punk Metrics.

O curso me possibilitou obter conhecimentos sobre métricas, comportamento de produto, como ponderar a satisfação e os feedbacks do usuário, de forma que hoje acredito ter muito mais base para validar o sucesso de uma funcionalidade ou nova implementação com números e dados.

A chance de participar de aulas exclusivas ao vivo foi algo que me surpreendeu bastante, pois, a qualidade do conteúdo apresentado é altíssima e com toda certeza me deu uma ótima bagagem para o progresso como UX Designer.

Meus agradecimentos à PretUX pela oportunidade e pelo excelente trabalho feito no projeto que, com toda certeza, é algo que impacta a vida de muitas pessoas.

Obrigado por acompanhar até aqui! ❤

--

--