UX Weekend: Imergindo e migrando!

Eduardo Souza
Pretux
Published in
3 min readNov 27, 2020

No último final de semana (20 e 21 de novembro) participei do 5º Curso UX Weekend Online ministrado pelo Edu Agni da escola Mergo. Curso este que me introduziu ainda mais no universo de UX Design, e isso só foi possível graças a uma bolsa de estudos oferecida pela escola em parceria com a comunidade PretUX.

O curso trouxe um panorama da área de User Experience e nas próximas linhas irei descrever os conhecimentos que agreguei e como foi essa imersão.

Imergindo: O mergulho!

Logo no início do curso o facilitador Edu Agni deixou um insight que permeou a minha mente nos dois dias de curso.

O Design é Emocional

Segundo Maslow todos os seres humanos nascem com senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores. E nós como seres humanos fazemos parte de um contexto que a razão não alcança, mas o sentimento pode alcançar.

Sendo assim os sentimentos são fundamentais para a experiência do usuário, justamente pelo ciclo de interações que podemos ter com um produto, marca ou serviço.

Diversos produtos e/ou serviços fazem parte do nosso dia a dia e nós criamos laços afetivos com eles. Mas esses laços certamente ficarão comprometidos se a sua utilização não deixar um sentimento positivo mesmo que resolva o problema do cliente.

Aprendi que UX se trata de identificar e resolver os problemas das pessoas, agregando satisfação e valor. Para isso, o processo de Design Thinking é essencial para entender as necessidades dos clientes e partir para um próximo nível.

O produto não é um fim em si, mas a porta de entrada para uma infinidade de experiências. - The Nokia Design Manifesto

Migrando: O oceano!

Há tempos procuro algo que profissionalmente faça eu me jogar de cabeça e conhecer UX contribuiu muito para essa decisão. Buscar entender as necessidades das pessoas é algo que está no primeiro pilar de UX e algo que sempre fez parte da minha forma de ser.

Nesses dois dias de curso trilhamos detalhadamente o processo de design, passando pela empatia, criamos a proto-persona de uma pessoa hiperconectada e que precisa de um respiro digital para a melhora da sua vida pessoal. Um problema que julgo ser bem comum atualmente.

Ideamos as soluções, prototipamos o produto e testamos a usabilidade. Essa experiência confirmou que é isso que quero fazer daqui em diante, porém reafirmou em minha mente que migrar é atravessar um oceano.

No entanto essa travessia pode ser feita com tranquilidade e o melhor dela não é o destino e sim o caminho (de aprendizado).

Conclusão

User Experience está além de criar interfaces bonitas ou viver rodeado de post-its. É preciso saber ouvir, respeitar opiniões e buscar soluções para que as resoluções ocorram de maneira fluida. Enfim, é um estilo de vida.

Indico fortemente esse curso para quem assim como eu está chegando ou migrando para esta área. Agradeço a Mergo e a PretUX pela oportunidade.

Há muito conteúdo para se aprender e é isso que de fato me tornará um profissional de UX, mas saio deste curso com a sensação de que encontrei um caminho profissional para trilhar.

Percalços e grandes desafios irão existir, isso é obvio, mas creio que essa é uma grande oportunidade de evoluir e evoluindo poderei devolver e criar oportunidades para os meus.

--

--

Eduardo Souza
Pretux
Writer for

Músico, estudante de UX Design e apaixonado por futebol.