UX Writing pelo olhar de uma Tech Writer

Mariana Caetano Pereira
Pretux
Published in
3 min readJul 14, 2021

O que aprendi após um final de semana de descobertas e intersecções das duas áreas

Quando fiquei sabendo que ganhei o curso de UX Writing da Mergo pela PretUx pensei duas coisas: “Que massa! Sempre quis fazer esse curso!” e “Eu trabalho como Tech Writer, como o curso vai me ajudar?”.

Como uma pessoa que recentemente fez uma transição de carreira para área de Technical Writing e apesar de saber que é uma área diferente de UX Writing, fiquei curiosa para ver essa diferença e por que não, o que posso aprender de novo?

Então resolvi acabar com essa curiosidade, aprender com a incrível Cris Luckner e compartilhar minha experiência.

Mas os dois não tem “writing” no nome?

Sim, UX Writing e Technical Writing, apesar de se relacionarem com escrita, possuem entregáveis diferentes.

O UX Writing foca em melhorar a experiência de quem usa um produto através de uma escrita funcional, simples e que reflita o tom de voz da marca. Ao acessar um aplicativo, por exemplo, você pode ter uma mensagem direta e amigável do que você precisa e pode fazer no app.

Já Technical Writing, tem o objetivo de criar documentações acessíveis, funcionais, simples e concisas que orientem usuários a como usar um produto, e essas documentações podem ser desde um manual de instruções de como usar um celular até um guia de uma plataforma voltada para desenvolvedores. Sempre seguindo o Tom de voz da marca.

As duas áreas possuem entregáveis diferentes, mas percebeu que para ter um bom resultado utilizam de linguagem simples, funcional e do tom de voz da marca?

Outra intersecção das duas, percebi quando a Cris afirmou várias vezes que UX Writing não é só um textinho que você faz rápido, e Technical Writing também não. Nas duas é preciso analisar os conceitos complexos para simplificar, construir um texto estruturado e ser capaz de colaborar com outros times.

O que mais?

Cris falou de algo que percebi em comum das duas áreas e que seria muito bom compreender e aplicar: a Arquitetura de Informação em um texto. No curso focamos em UX Writing, mas como é algo que fala da hierarquia dentro de um texto para que traga uma leitura mais agradável para a pessoa que lê, é uma técnica que funciona muito bem em Technical Writing, com as devidas adaptações.

Cris trouxe para nossa turma um novo olhar para UX Writing e como Tech Writer, essa nova perspectiva é muito bem-vinda na construção de um texto acessível e bem estruturado.

--

--

Mariana Caetano Pereira
Pretux
Writer for

Technical Writer and Tech enthusiast. Editorial Manager at @braziliansintech