Os 4 mercados que vão bombar com a retomada da economia!

Aproveite as oportunidades com a consolidação do “novo normal”.

Anderson Sales
Previdencia Imobiliaria
3 min readNov 17, 2020

--

Durante o período de pandemia e quarentena rígida em quase todas as grandes cidades do Brasil, apenas no estado de São Paulo a Fecomercio estima um prejuízo de 44 bilhões!*

Diante de um cenário econômico similar a um pós guerra, quais os mercados em que você deve estar de olho para tomar proveito da retomada da economia?

Para onde as pessoas e o dinheiro estão correndo com o fim do isolamento social?

Centros lotados, fé em Deus e na máscara. Este é o novo retrato das cidades brasileiras após meses de isolamento. (Créditos: Nelson Almeida/AFP/AFP Photo)

Analisando as principais tendências do mercado, elegemos quatro mercados para você ficar de olho desde agora e estar atento para também surfar na onda da retomada do otimismo, quando melhores notícias, como o sucesso dos testes das muitas vacinas que já estão sendo testadas, ganharem destaques nos jornais.

Mesmo tendo uma retomada que pode ser lenta, estes são os mercados mais afetados pela crise que reservam as grande oportunidades para o médio e longo prazo:

1) Viagens e turismo

Responsável por 1 em cada 10 empregos no mundo, conforme o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, WTTC, e sem dúvida o setor mais afetado pela crise**, a esperança é que no cenário pós pandemia as pessoas voltem a viajar para rever seus familiares, amigos e, claro, para trabalhar.

Após longos meses confinados em casa, pegar a estrada para a praia mais próxima será o destino de muitos que buscam novos ares para a retomada de suas vidas ao normal.

2) Hotéis e Pousadas

Intimamente conectados com o setor de turismo, os hotéis e pousadas também esperam voltar a encher seus quartos e listas de reserva nos próximos meses.

Aproveitando o cenário de baixa natural dessas atividades, este é o momento ideal para quem pensa em começar a investir no setor e tomar a dianteira assim que a economia retomar de vez.

3) Eventos

Congressos, exposições, feiras, shows, casamentos e até mesmo cultos religiosos tendem a voltar a reunir multidões — com os devidos cuidados de higienização e uso das máscaras por um bom tempo — e precisarão de soluções dos mais diversos tipos para acontecerem.

Desde reformas nos ambientes a adaptações ao clássico drive-in, investir no mercado de eventos se apresenta como uma aposta com retorno garantido, apesar do mercado naturalmente contar com um retorno mais lento e cauteloso quando comparado com outras áreas da economia.

Mesas e auditórios se transformam em carros particulares e estacionamentos lotados: mais uma face surpreendente do novo normal nos eventos. (Foto: Ricardo Gomes e Willian Matos)

4) Construção

Como sustentação para todas essas atividades e essencial para a economia brasileira, a construção civil é outro setor que aguarda bons ventos para um mundo pós 2020.

A partir do discurso otimista de personalidades influentes do setor como Rubens Menin, fundador de uma das maiores construtoras do Brasil, em entrevista ao portal Istoé***, pode-se perceber que esta crise atual não teve os impactos negativos de outras crises como a de 2008.

Nesse sentido, com a volta da confiança do brasileiro, espera-se que a retomada da construção e compra de imóveis seja feita em não muito tempo.

Quem se antecipar até lá, com certeza sairá ganhando.

--

--

Anderson Sales
Previdencia Imobiliaria

Engenheiro, consultor empresarial e meio poeta de vez em quando.