Mobile BPM e plataformas ágeis

Business process management (BPM) é uma abordagem sistemática para fazer o workflow de uma organização ser mais efetivo, mais eficiente e mais capaz de se adaptar a um ambiente que está sempre mudando. Um processo de negócio é uma atividade ou conjunto de atividades que devem ser cumpridos para um objetivo organizacional específico.

O objetivo do BPM é reduzir os erros humanos, as falhas de comunicação e focar os colaboradores nos requerimentos das suas funções.

Mobile BPM tem a capacidade de extender o BPM a um novo nível, dando mobilidade a equipe, por meio de dispositivos móveis e IoT. Colaboradores podem acessar os eventos do negócio, as tarefas, arquivos, relatórios e ações, diretamente do telefone ou tablet, tudo isso integrado ao sistema da corporação, inclusive modernizando sistemas legados, possibilitando a estes ter um braço mobile, acelerando os processos e gerando comunicação ágil para a equipe em campo com o sistema da corporação, o gestor tem controle total das operações.

Um exemplo de Mobile BPM é o PrimeBuilder, no qual não é necessário semanas ou meses de desenvolvimento de um aplicativo específico para cada função ou processo, ele é o que chamamos de plataforma de criação de processos de negócios móveis (sem código), e torna todo o cliclo de desenvolvimento muito rápido e prático.

Essencialmente, essa plataforma pode gerar um aplicativo mobile funcional em minutos, a partir de uma plataforma única e poucos clicks. Ela provem uma capacidade de desenvolvimento ponta-a-ponta bem mais rápida do que a abordagem tradicional.

O editor do PrimeBuilder é prático e fácil de ser utilizado, até mesmo para quem não tem conhecimento em programação de computadores.

Fluxo no editor de criação de processos de negócios móveis do PrimeBuilder.

Observando o fluxo acima, tenho certeza que você consegue entender o processo com tranquilidade — credenciamento de um condomínio — e agora, tenho certeza que você conseguiria fazer um igual, ou até mais complexo, sem grandes dificuldades.

As vantagens de usar esse perfil de plataforma são enormes para a empresa.

  • Curva de aprendizado curta;
  • Velocidade no desenvolvimento;
  • Agilidade na hora de alterar qualquer fluxo, podendo ser feito e distribuído em minutos;
  • Flexibilidade, como não é específico para um único processo/setor, pode ser utilizado por toda a corporação;
  • Escalabilidade;
  • Disponível na nuvem, não necessita de compra de novos equipamentos, instalações adicionais nos equipamentos existentes.

Conclusão:

O uso de mobile BPM e de plataformas ágeis de mobilização de processos de negócio possibilitam às empresas maior ganho de produtividade e controle de processos antes impensáveis neste nível de agilidade e de baixo custo. A interoperabilidade com os sistemas já existentes, o acesso complementar a recursos de gestão do negócio com a possibilidade de geração de indicadores em dashboards personalizados, possibilitam ao gestor controle total da operação.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated John Calistro’s story.