(Foto: Érica Moraes/PI)

Maratá em Outubro

Ensaio

Primeira Impressão
Primeira Impressão
2 min readDec 9, 2021

--

Por Érica Moraes

Durante uma ida à cidade de Maratá-RS para cobrir uma pauta sobre o Parque da Cascata Vitória para a revista Primeira Impressão, meu colega Rodrigo Brum e eu fomos surpreendidos pelo rumo que a visita tomou. Depois de passar o dia em meio à natureza captando imagens, paramos no restaurante que fica dentro do próprio parque. Conversando com uma das atendentes, descobrimos que naquele dia estava acontecendo a Oktoberfest na cidade. Decidimos, então, conferir o evento com os próprios olhos.

Já no caminho até lá, ainda em meio à natureza, começamos a ouvir uma música vindo de longe. Depois de passar horas ouvindo o som da queda d’água e dos pássaros, cruzando com pouquíssimas pessoas, foi um grande contraste chegar à festa da cerveja, nos deparando com caixas de som no volume máximo e uma considerável aglomeração de pessoas em torno de uma festa. Outro contraste éramos nós em meio à população de Maratá; apesar da multidão, conseguíamos nos identificar facilmente a distância. Enquanto as pessoas viviam aquele evento como parte de sua realidade, nós assumimos o papel de espectadores, mesmo que completamente envolvidos pela energia do ambiente, que era composta pela música, pela dança e pela cerveja.

Depois de processarmos o que estávamos testemunhando, percebemos que esta experiência também merecia ser registrada. Pegamos novamente o equipamento que já tinha sido guardado e fomos para o meio da pista de dança. Surpresos com o desfecho inesperado da visita, voltamos para casa com as expectativas superadas e felizes por ter tido a oportunidade de vivenciar dois lados tão diferentes do pequeno município de Maratá.

(Fotos: Érica Moraes/PI)

--

--