A importância de promover a acessibilidade nos seus produtos digitais.

Maick Henrique
Printi Tech
Published in
5 min readApr 20, 2022

Guilda de Acessibilidade: Como estamos trabalhando para deixar nosso site mais acessível.

Imagem representando acessibilidade digital

Lei Brasileira de Inclusão

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, artigo 63, devemos contemplar a acessibilidade.

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

O que é acessibilidade digital, suas vantagens e benefícios

Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.

As diversas barreiras encontradas nos sites atingem todos os tipos de pessoas. Ao utilizarem a Web e seus recursos, as pessoas com limitações, deparam-se com obstáculos que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam o acesso aos conteúdos e páginas.

Acessibilidade é fornecer o acesso, independente da existência de algum tipo de deficiência ou limitação entre dois pólos.

Quando o acesso é para todos

A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços independente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.

Inclusão digital e social

O computador e a Internet representam um enorme passo para a inclusão de pessoas, em especial aquelas com deficiência, que podem estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas, compartilhar experiências e conhecimento, sem necessidade de deslocamento.

Aumenta o acesso ao seu site

Páginas acessíveis são mais facilmente indexadas por mecanismos de busca, são compatíveis com uma maior variedade de aplicativos, além de serem mais fáceis e rápidas de navegar.

É um benefício a vários perfis de pessoas, como por exemplo pessoas idosas, às vezes sem habilidade para utilizar a internet, que utilizam dispositivos móveis.

Acessibilidade digital é uma série de recursos que possibilitam a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web (independente de suas dificuldades), sem ajuda de ninguém. Em outras palavras: uma internet acessível para todo mundo!

Início da guilda

Para iniciar a guilda foi necessário entender a opinião de cada participante a respeito do tema de acessibilidade para que fosse possível alinharmos as ideias e as expectativas.

Visto que se tratava de um assunto novo ou pouco explorado para os integrantes e também por contar com diferentes perfis dentro da equipe (desenvolvedores, designers e product owners).

Como passo inicial e para facilitar a dinâmica e a organização entre o grupo foi utilizada a ferramenta Miro. Com ela conseguimos alinhar e compartilhar as ideias principais e elaborar quais seriam as próximas etapas para o desenvolvimento da guilda e os objetivos a serem alcançados.

Plataforma Miro

Primeiros passos e compartilhamento de ideias

A partir da troca de ideias conseguimos mapear e saber a opinião de cada integrante a respeito do que é acessibilidade na web, entender a importância dessa implementação para cada pessoa do time e quem seria o público alvo.

Para entender melhor o que era necessário estudar e aprender para aplicar a acessibilidade em nossos sites, utilizamos o guia WCAG, sendo esse um guia de consulta rápida que é a base fundamental para que você tenha produtos digitais verdadeiramente inclusivos e acessíveis, a lei americana e brasileira de acessibilidade, entre outras fontes que deixo como referência ao final do texto.

Dentro do WCAG existem 78 critérios divididos em 4 categorias (Perceptível, Operável, Compreensível e Robusto) e subdivididos em 3 níveis (A, AA, AAA).

Sendo que a criticidade dos níveis são:

  • A: precisa
  • AA: deveria
  • AAA: poderia
https://www.linkedin.com/pulse/acessibilidade-o-que-significa-aa-aaa-tiago-martinelli/?originalSubdomain=pt

Através do guia WCAG eram escolhidos os assuntos que seriam estudados durante a semana. Como exemplo, escolhemos para um primeiro estudo a utilização de cores, sendo essa por nível de criticidade, no caso utilizamos o nível A.

Cada pessoa ou grupo poderia escolher um curso, texto ou analisar algum produto da Printi para trazer alguns insights relacionados ao assunto para que pudéssemos realizar uma conversa sobre o que cada pessoa trouxe.

Guia WCAG critério nível A — Utilização de cores

Aplicação de acessibilidade na Printi

Após a realização dos estudos, a troca de conhecimentos e os mapeamentos realizados dentro do site da Printi, conseguimos iniciar a implementação de alguns pontos de acessibilidade em nossas plataformas e a expandir a ideia de acessibilidade dentro da empresa.

Com o auxílio de workshops e a divulgação de e-mail, buscamos divulgar e convidar as pessoas da empresa a fazerem parte da guilda e também para informar a importância do projeto e da acessibilidade digital.

Inicialmente fizemos duas implementações de acessibilidade em nossos sites, sendo uma a navegação via teclado, em que o usuário consiga navegar sem a utilização de outros dispositivos, e também a implementação do navegador de tela.

Site decora.printi.com.br

Próximas etapas

As próximas etapas serão continuar com os estudos e as trocas de conhecimento para que futuramente possamos aplicar outras melhorias em nossos sites, deixando-os cada vez mais acessíveis, aumentando nosso score de acessibilidade e oferecendo aos usuários uma melhor experiência quando navegar em nossos sites.

O score é uma pontuação que indica, com base em dezenas de critérios o quanto seu site é acessível.
Uma pontuação perfeita no Access Monitor não significa que o seu site esteja acessível — não há como contornar os testes manuais. Mas o Access Monitor auxilia a encontrar um problema utilizando a automatização.

AccessMonitor para a avaliação automática da acessibilidade no site decora.printi.com.br

--

--