Soft Skills: Será a Humildade o ponto central das habilidades interpessoais?

Jean Lucas Fernandes Catarina
Printi Tech
Published in
5 min readJul 23, 2021

O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homensMahatma Gandhi.

Vivemos em um mundo controverso, o qual nos exige muita adaptabilidade pois a velocidade que as opiniões, certezas, culturas e valores mudam nos dias de hoje é realmente incrível e ao mesmo tempo assustadora.

Se observamos bem o comportamento da sociedade, somos julgados o tempo todo por nossas ações corretas ou incorretas, as quais nos obrigam a refletir sobre o que fazer, o que falar, como e quando se posicionar, levantando alguns tópicos ainda mais complexos sobre nosso real objetivo na vida.

Em contrapartida, simples ações como respeitar o próximo, demonstrar amor e carinho com amigos e familiares, ajudar os companheiros que precisam, menos postagens nas redes sociais e mais verdade, são cada vez mais esquecidas pelas pessoas.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio no mundo corporativo, temos as famosas Soft skills (muito observada e buscada atualmente por recrutadores), que significa habilidades interpessoais, que são recursos emocionais e comportamentais para solucionar problemas.
Porém se observarmos bem, aumentou muito a procura por cursos, treinamentos, workshops, mentorias e qualquer outro tipo de auxílio para ajudar os profissionais a se desenvolverem nesse campo. Infelizmente parece que as pessoas se esqueceram ou não aprenderam (essa é uma longa discussão 😄) como ser resilientes, comunicativos, colaborativos, empáticos, características que devemos exercitar todos os dias, não somente para “se adaptar a vagas/trabalhos” e sim para ser pessoas cada vez melhores, buscando ensinar através de exemplos, as novas gerações para um caminho melhor.

Com essa introdução reflexiva sobre nós e nossos comportamentos, faço a seguinte pergunta: A humildade é o ponto chave das Soft Skills?

Humildade, como assim? 😱

Vamos partir da descrição de humildade, segundo pesquisa no nosso amigo Google:

Acho fantástica a descrição de humildade que diz que é uma virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade

Mas a pergunta continua, porque Humildade ? 🤔

Faça uma rápida reflexão sobre sua concepção de humildade + significado acima + seu dia a dia.

A soma dos itens acima resulta nas questões abaixo:

Sou realmente humilde?
Sei minhas próprias limitações?
Me cerco de pessoas mais humildes ou “Desumildes”?
Modéstia? Simplicidade? Nos dias de hoje?
Essa característica realmente existe, ou está defasada?

Reflita um pouco sobre o assunto!😉

Humildade no Contexto de Soft Skill

Normalmente são observadas (porque realmente fazem a diferença 👊), algumas Soft Skills, como confiança, trabalho em equipe, comunicação, gestão de tempo, ética, dentre outras várias qualidades fundamentais no ser humano. Hoje quero abordar uma que na minha humilde e singela opinião, é fundamental para conduzirmos todas as outras, que é a famosa e aclamada Humildade.

A Humildade é considerada como uma Soft Skill única, mas se fizermos uma breve reflexão sobre as outras habilidades, enxergamos que sem a Humildade, dificilmente conseguiremos conduzir as demais com sucesso absoluto.

Quando falamos em Trabalho em Equipe (que é bonito na teoria e na prática, quando bem feito 👌), não é possível imaginar essa habilidade bem executada sem humildade.
Como é trabalhar em um grupo harmônico, se você não consegue ouvir, não ter consciência das suas limitações e sempre considerar a sua visão, opinião e métodos melhores do que os dos outros?

Pensando em Gestão de Tempo, sabemos que dificilmente conseguiremos gerir 100% do tempo com efetividade, mas e quando falharmos nessa gestão, como nos justificarmos para os superiores?

Podemos muito bem culpar o amigo, a empresa, o cachorro e a internet tentando mostrar que nossa gestão de tempo é incrível, com uma postura superior de especialista em gerir o tempo e com discursos alinhados. Ou podemos assumir nossas falhas, mostrando humanidade como seres falhos e mostrar que nos prepararemos para evitar que essa falha ocorra novamente.

Humildade em Tecnologia

Trazendo para o contexto da Área de Tecnologia, vemos um mercado cada vez mais aquecido, cheio de vagas e oportunidades para se trabalhar com UX, UI, Agile, Lean, Design Thinking, Scrum, KanBan e tudo que temos de interessante e novo nesse universo.
Para execução de todas essas atividades, os recrutadores estão cada vez mais preparados para buscarem os profissionais com melhores habilidades ou profissionais com maior potencial de desenvolvimento para médio e longo prazo.

Ok, mas e a Humildade?

Dentro da área de Tecnologia, um fator primordial para solução de problemas é a comunicação, pois conflitos, incertezas e descobertas acontecem com frequência e precisamos estar sempre em contato com todas as áreas possíveis para alinhamento das informações e resolução dos problemas. Inevitavelmente haverá casos que precisará de favores ou ajudas emergenciais (Famoso Pastel), fazendo com que o outro pare o seu trabalho, somente para te ajudar.

Imagine você Product Owner, precisando de uma verificação em um código, mas você não faz questão de dar bom dia ou ser agradável com o Desenvolvedor.
Imagine você Desenvolvedor, precisando de um auxílio da área de Produtos, porém você tem uma postura inadequada nos diálogos, sempre impondo superioridade.
Imagine você Agile/Scrum Master, precisando alinhar com o time as cerimônias da Squad, porém quando aparece, é com tom ríspido e de cobranças.

Mostrei alguns exemplos gerais na área de Tecnologia, mas mesmo que você não seja de Tech, reavalie suas atitudes e avalie se não está se esquecendo de nada, pois a humildade está nos pequenos atos do dia a dia.
Está no “Bom Dia” que você passa ao seu amigo, é a disponibilidade que você tem em ajudar as pessoas, é consciência em saber que você não sabe tudo e que todo mundo tem algo a ensinar, é saber chegar pequeno em um ambiente novo e ter ciência que com o tempo, você vai conquistar seu espaço igual a todos.

É possível conquistar o mundo com humildade, não escape desse caminho!

--

--