Estudo de caso — copywriting

Pensando um copy destinado ao fundo do funil de vendas

Priscila Cares
Priscila Cares
4 min readMay 10, 2021

--

Para todos verem: gif animado de menina negra, de cabelos crespos escrevendo em um caderno com uma caneca de bebida quente ao lado.
#Para todos verem: gif de uma ilustração de menina negra, de cabelos crespos rabiscando em um caderno com uma caneca de bebida quente ao lado.

Sou adepta de compras pela internet assim como mais da metade dos brasileiros, atualmente. A compra é rápida, fácil e muitas empresas têm melhorado seus processos para garantir experiências cada vez mais seguras a seus clientes.

Pelo lado da empresa, as vantagens passam pelos ganhos financeiros e fidelização dos clientes. E é aí que quero chegar.

🛒📦📫

Em marketing se fala muito em uma coisinha chamada funil de vendas que trata, em linhas gerais, da jornada cumprida pelo cliente até tornar-se fiel consumidor da marca/produto:

#Para todos verem: imagem de um funil de vendas — no topo, fica o perfil “visitantes”, abaixo o perfil “leads”, em seguida “oportunidades” e finaliza com o perfil “clientes”.
#Para todos verem: imagem de um funil de vendas — no topo, fica o perfil “visitantes”, abaixo o perfil “leads”, em seguida “oportunidades” e finaliza com o perfil “clientes”.

Saber para qual fase do funil se está produzindo conteúdo, pode ser crucial na conquista e fidelização do cliente.

Mas nem só de marketing vive a mulher (neste caso, eu)

Alguns dias atrás, recebi um e-mail de uma empresa da qual sou cliente. Sou do tipo que gosta de olhar os e-mails promocionais — sempre atenta pra não perder uma promoção, não é Brazeeee️l?? 💁🏽‍♀️

De acordo com a imagem acima eu estaria, nesse caso específico, no fundo do funil de vendas. Ou seja: já sou cliente da marca. O conteúdo pensando para este público tem por objetivos principais encantar, influenciar e compartilhar oferecendo, muitas vezes, descontos em compras futuras. A palavra de ordem aqui é fidelização.

O e-mail que recebi

Olhando para esses atributos, percebi três partes no copy do e-mail da empresa que me chamaram a atenção. Bora lá:

#Para todos verem: print do e-mail recebido cujo título é “Esse e-mail contém ofertas nos seus produtos favoritos”.
#Para todos verem: print do e-mail recebido cujo título é “Esse e-mail contém ofertas nos seus produtos favoritos”.

Título ou Chamada

Esse título logo me animou: “hummm….ofertas para mim, uma cliente fiel e especial hihihihi”. Porque pensa só: eles sabem meus produtos favoritos, e isso é muito legal. Me fez sentir importante ou que, no mínimo, havia algo de meu interesse ali.

O título funcionou como uma espécie de isca, e eu logo fui pescada….digo, logo abri o e-mail 🐟

O corpo do e-mail

Confesso que nessa parte esfriei um pouco, porque percebi que se tratava da divulgação do app da loja.

#Para todos verem: print do conteúdo do e-mail recebido contendo o texto: “Já deu uma olhada no app? Aprendemos o que você mais gosta, para trazer ofertas personalizadas no que você mais compra”. Botão: Ativar ofertas.
#Para todos verem: print do conteúdo do e-mail recebido contendo o texto: “Já deu uma olhada no app? Aprendemos o que você mais gosta, para trazer ofertas personalizadas no que você mais compra”. Botão: Ativar ofertas.

No entanto, o CTA, ou call to action, estava bem ali, me pedindo para ativar ofertas e considero esse um CTA forte — não me pedia pra comprar algo logo de cara e nem condicionava a adesão do app a comprometimento algum. Apenas ganhos.

Além disso, a diferença no peso da escrita de “ofertas personalizadas” também foi muito legal, já que foi a primeira coisa que li depois do título.

Quando cliquei em ativar ofertas, ele me levou para o site da loja, em que apareceram milhares de ofertas (não tão personalizadas assim). 🙄

Final do e-mail

O final do e-mail….ah, o final do e-mail. Para dizer a verdade, ele foi um dos motivos que me chamou a atenção e me fez escrever esse artigo.

#Para todos verem: print do conteúdo do e-mail recebido com o texto “Clique e confira seus descontos”. Logo abaixo, a imagem das ofertas que estão borradas. Em seguida, oferta para baixar o app da empresa.
#Para todos verem: print do conteúdo do e-mail recebido com o texto “Clique e confira seus descontos”. Logo abaixo, a imagem das ofertas que estão borradas. Em seguida, oferta para baixar o app da empresa.

Eu preciso confessar algo particular. E é particular mesmo, porque pode ser que você discorde totalmente de mim: eu fico extremamente frustrada quando abro um e-mail de ofertas e não consigo ver oferta nenhuma!

Rolei toda a página, li todas as informações (que já haviam me gerado certa desconfiança na metade do e-mail) e, ao final, a oferta se revelou (ou não) uma surpresa. Para visualizá-la eu teria que, primeiramente, baixar o aplicativo. Algo que não fiz.

Em minha defesa….

É claro que, tudo que escrevi aqui baseou-se em um único e-mail recebido. Ainda precisaria de mais — mais pesquisa, mais dados, mais conhecimento de público alvo para saber os motivos das decisões de conteúdo tomadas pelo time.

Naquele momento, eu não quis baixar o app, e ainda não julgo necessário para meu tipo de consumo. No entanto, vale frisar, outras pessoas podem achar sensacional a ideia de baixar o app dessa empresa. Eu, particularmente, ainda prefiro comprar pelo site deles. Questão de gosto.

O intuito aqui não é fazer “melhor”, mas apenas refletir sobre as escolhas feitas. Refletir por quais motivos o título não sugeriu coisas como:

Conheça as vantagens de baixar nosso app”, por exemplo.

Ou “Baixe nosso app e se torne cliente especial”.

Ou ainda “Promoções especiais no app”.

Algo que me indicasse que ali, naquele e-mail, falaríamos sobre o app, e não sobre vitrine de ofertas, entende?

E, pra finalizar, como consumidora acho meio fora de moda preço inbox — bem que poderia entrar para o manual das boas práticas de vendas. 😅

Obviamente os preços estavam no site. Mas será que os descontos precisavam ser segredos no e-mail? 🤔

Para saber mais

Esse artigo da Rock Content tá muito massa e é bem completinho. Clique e divirta-se! Copywriting

--

--