Diário de uma catarinense no Startup Weekend Curitiba 2015

Priscila Milk
Priscila Milk
Published in
5 min readJul 17, 2015

--

É possível em um final de semana mudar todo o rumo que sua vida está levando?

Foi essa pergunta que me fiz todos os dias durante o SW Curitiba.

Vou tentar descrever o que foi tudo aquilo, mas acho bem difícil que existam palavras para isso.

Desde o primeiro dia eu liguei o foda-se para a vergonha e para o medo e me entreguei por inteira. Queria sentir cada momento, queria que fosse o final de semana mais impactante da minha vida. (nooossa que exagero Pri! não, não é exagero. Eis aqui a explicação.)

Hoje pode ser o dia mais importante da sua vida se você quiser que ele seja. Se você FAZER com que ele seja.

E foi isso que eu fiz. É fantástico que quando a gente se abre ao NOVO, coisas maravilhosas simplesmente começam acontecer.

DIA1

Antes mesmo do SW começar já tive a honra de pegar carona com alguns dos mentores, que depois fizeram muita diferença no projeto.

Um trajeto de 30min repleto de risadas, histórias fantásticas e algumas piadinhas internas.

Chegando na Positivo já havia uma sopinha nos esperando, sopinha essa que me fez conhecer alguns desenvolvedores, que assim como eu, tomavam a sopa na escadaria. (wtf?!) Iniciei algumas amizades que se fortaleceram durante todo o evento e pós ele também ❤

Ouvir a história do Hélio Rotenberg, fundador da Positivo Informática me fez ver que é preciso BASTANTE cara de pau e persistência para conseguir o que quer, e que muitas vezes basta apenas PEDIR.

Então tá feito, essa vai ser a minha receita.

A escolha das equipes parecia uma bolsa de valores do bem, tive a sorte de ter uma equipe MARAVILHOSA (sériozão, que time! ❤)

DIA2

É tudo tão diferente na prática.

No sábado levamos alguns puxões de orelha até entendermos que não era dentro de uma sala que saberíamos o que o nosso público deseja, e sim perguntando para ele.

Fomos para a rua (feira no caso) e lá a gente pode ver o quanto não sabíamos nada. (E o quanto Curitiba é fria.)

Não há quem aguente o frio curitibano.

Quando você decide iniciar um projeto ou levar uma ideia adiante, um fenomeno chamado “ass pessoas vão amar” acontece e você simplesmente não consegue perceber que sua ideia não é a melhor do mundo

Outro fenômeno é começar com firula, e se começou com firula é porque já perdem o foco do problema.

Firula não é ruim, mas apenas se você já fez o dever de casa e possuir algo “entregável”. Caso contrário ela é uma mulher ingrata, que te beija, e te abraça, te rouba e te mata.

PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR. PIVOTAR.PIVOTAR.

Outra coisa que fez muita diferença para que eu pudesse aproveitar o sw ao máximo, foi estar o TEMPO TODO aberta a ideias e a novas visões de mundo, além de aceitar que não sei porra nenhuma.

Sem dúvida isso fez muita diferença para eu saber hoje mais do que ontem e muito menos que amanhã.

DIA2 PARTE2

Passa a madrugada trabalhando dentro da sede do EBANX (que se você não sabe, é graças a eles que você pode comprar produtinhos da china sem ter cartão de crédito, são uns lindos né ❤)

Ver o quanto eles cresceram em tão pouco tempo e ver de pertinho o quanto as pessoas que estão lá acreditam no que fazem, foi inspirador!

Não tenho palavras para descrever as conexões paralelas ao Startup Weekend, que sem dúvida vou levar para a vida toda, além da quantidade de portas que se abriram durante e após evento.

DIA2 PARTE3. Ensaio de pitch no Karaoke (sem mais.).

DIA3

Volto a dizer,

O poder de transformação do SW só depende de você!

[treino de pitch, ultimos ajustes, pivotar forma de monetização, apresentação, ficar entre os finalistas]

Equipe Go Feira ❤ 3º Lugar

Equipe MARAVILHOSA que tive a honra de fazer parte. Obrigada de ❤ a cada um de vocês!

Algo que me motivou muito, sem dúvida foi a sintonia da equipe em pensar ao longo prazo, desde o começo tínhamos a ideia de levar o projeto além de apresentação de domingo.

Mesmo após o término do evento ver como essas pessoas são acessíveis e abertas a ajudar, completou tudo o que foi transmitido. Mostrando que o propósito do evento é fomentar a cultura empreendedora e o mercado de startups DE VERDADE.

Agora aquele clichêzinho de perdedor, mas no fundo do coração:

Quem ganhou esse SW Curitiba foi sem dúvida o SW Curitiba.

Foi quem se entregou de corpo e alma. Quem deu tudo de si e mais um pouco. Quem deixou os pré julgamentos em casa. Quem correu atrás e fez ACONTECER!

Os meus mais sinceros agradecimentos a todos que fizeram esse evento acontecer, em especial Ber ❤ por todas as caronas, contatos, dicas e puxões de orelha!

A má noticia é que acabou :(

A boa é que vai ter mais :)

e a ótima é que vai ter em BLUMENAU PORRA! :D

O time já está sendo montado, se você quiser fazer parte me um alô em alguma rede social ou manda no email no contato@priscilamilk.com :)

--

--

Priscila Milk
Priscila Milk

Branded Content Creative — produtora de textão no medium — potencial a velha louca dos gatos. ✉milk@milkcontent.com.br