A importância estratégica de multidisciplinaridade na construção de personas

Anne Freitas
Prisma Design Thinking
4 min readMar 22, 2018

Nesse post eu quero abordar uma maneira mais inovadora na criação de personas. Utilizando o design thinking você consegue criar personas multidisciplinares, ou seja, personas que vão além do modelo tradicional produzido pelo user experience designer, com diferentes aspectos trazidos por outros membros da equipe, o que irá trazer mais profundidade, riqueza de detalhes, conseguidos através da produção das mesmas pela co-criação.

Persona é uma ferramenta de UX que utiliza alguns dos conceitos de público-alvo, como dados demográficos, mas tem o objetivo de humanizar o usuário focando na análise de hábitos, comportamentos e analisa e utiliza o contexto em que o indivíduo está inserido.

Existem as proto-personas que servem como guias generalizantes, construídas, em geral, em um primeiro momento para dar partida em um projeto, onde é necessário partir para definições estratégicas logo no primeiro momento. A diferença entre uma persona e uma proto-persona é que a primeira foi validada e a última é produto de insights dos envolvidos na produção da mesma.

O que proponho nesse texto é uma abordagem mais estratégica, que possibilita maximizar o potencial dessa ferramenta através de um mindset de Design Thinking.

Simplificando, seria trazer pessoas chave dentro do projeto, geralmente as que já participam da estratégia, mas não da produção de personas, assim, pensar em uma maneira mais sinérgica e interdisciplinar de características chave que implicam diretamente no comportamento do cliente e impactam nas métricas e objetivos do negócio.

No geral, com variações, mas simplificando o modelo da maioria dos times de estratégia, eles seguem o modelo abaixo:

Esse é um mero modelo ilustrativo

Em equipes estratégicas multidisciplinares todos temos uma visão do produto/serviço, assim todos devemos participar da co-criação da estratégia macro, e o que proponho é incorporar como uma das etapas a Persona.
Cada profissional, dentro da sua especialidade tem objetivos iguais e objetivos particulares.

Como conduzir o time para que essa visão particular de cada indivíduo seja melhor extraída e não se perca a visão do todo, estratégica?
Aí entra o papel do responsável em conduzir o time como facilitador, aqui exponho minha visão de Designer Thinking utilizando como metodologia a facilitação mas de um ponto de vista estratégico.

Todos devem ter uma visão da persona correto? Se você fosse montar um canvas, quais macro-objetivos estratégicos você colocaria como comum a todos? Refletindo sobre isso, dentro da minha experiência e de como eu geralmente realizo isso, eu proponho os seguintes pilares: DADOS, NECESSIDADES, HÁBITOS, VALOR E TAREFAS.

Dentro dos pilares quais os levantamentos, insights, corretos a fazer?
Qual o foco de cada pessoa dentro da produção da persona?
Nessa etapa o papel de facilitador é essencial, para conduzir de acordo com o perfil de cada membro do time as perguntas certas e colher seus melhores insights, sempre mantendo o foco, mas proporcionando um ambiente confortável e propício para a troca de ideias.

Eu sempre prefiro agrupar as ideias em formato de canvas, o que permite uma rápida documentação sem perder o clima de criatividade em que a equipe mergulha.

Abaixo mostro um exemplo de aplicação e de como podemos utilizá-lo:

Personas é um assunto extenso, embora a maioria dos times não trate o assunto com a relevância necessária. É preciso, de acordo com o projeto, com a meta de negócios da empresa rever seus modelos de personas periodicamente e constantemente atualizá-los.

Quanto mais rico forem seus modelos de personas, mais assertivas serão as decisões em todos os níveis do negócio. Ressalto a importância da construção da persona utilizando dados objetivos e subjetivos, de viés comportamental.

A base de dados de clientes e as personas são o core de um negócio. Sem conhecimento do cliente você está baseando sua estratégia em pressupostos falsos, o que pode incorrer em achismos e incertezas.

E você, como registra as impressões e experiências da sua base de clientes?

Compartilha sua visão conosco, comenta aqui, entra em contato, a ideia é sempre debater nossas visões para enriquecer e fortalecer o conhecimento.

Copyright © 2017–2018 por Prisma Consultoria de Design
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do editor, exceto no caso de breves citações incluídas em revisões críticas e alguns outros usos não-comerciais permitidos pela lei de direitos autorais.

--

--