Como podemos definir um discovery?

Anne Freitas
Prisma Design Thinking
4 min readMay 12, 2024

O Discovery pode ser definido como uma iniciativa que utiliza um
conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer um caminho
de descoberta
, podemos entender ainda como a forma para “descobrir” determinada resolução em uma esfera de contexto problemático. Atualmente, é bastante utilizado pelo seu potencial em levar os envolvidos a trabalhar suas capacidades de resolução de problemas utilizando diferentes expertises.

Geralmente, quando se opta pelo Discovery, as pessoas se encontram em um ambiente, tanto de trabalho ou pesquisa que os principais aspectos precisam ser delimitados e definidos, porque ainda não estão muito claros. Dependendo do formato, todos os participantes se conhecem e pertencem à mesma empresa e time, ou os participantes são definidos de forma mista, em que alguns têm esse perfil (geralmente os articuladores)
e os outros não se conhecem. Nesse caso, além dos objetivos relacionados aos aspectos do projeto ou negócio, o uso das soft skills pelos participantes é importante para que seja avaliada sua atitudes ligadas principalmente aos aspectos comportamentais como características relativas ao seu perfil no momento da tomada de decisões: como criatividade, inovação, trabalho em grupo, colaboração e outros aspectos relacionados à construção de relacionamentos interpessoais.

Por que praticar a empatia é importante?

Como mencionado anteriormente, mais do que a forma de execução de uma atividade realizada em um cenário micro, para resolver um aspecto problemático pontual, o Discovery é baseado no modelo mental dos participantes de acordo com o seu comportamento na interação em grupos. Tenha em mente que os obstáculos são esperados, e que os participantes ao longo dos encontros ou durante todo o projeto, devem procurar se sentir motivados a transpor os altos e baixos de cada momento de forma colaborativa.

Se apoie nas abordagens mais utilizadas para iniciativas de Discovery, geralmente, práticas das áreas de Design, Pesquisa e Produto, mas leve em consideração a complexidade do cenário em que ele será utilizado, a integração entre os participantes e o alinhamento das especialidades dos envolvidos.

É necessário que exista confiança entre os envolvidos, de forma que cada um procure contribuir com suas habilidades e experiências, para que exista, de fato, o comprometimento na execução do seu objetivo final, mesmo que o time seja composto por pessoas de diferentes níveis de conhecimento.

O que é importante não perder de vista no Discovery

A principal razão do Discovery é a premissa que ainda não sabemos qual a melhor forma, como e qual será a entrega de valor para seu cliente, usuário ou público-alvo.

Diferenças entre Discovery, Ideação e Concepção

Essas fases são disseminadas como parte da gestão do ciclo de vida pertencente ao desenvolvimento de produtos e serviços, assim, em um sentido mais geral, o objetivo em cada fase é o entendimento do nível de profundidade da entrega de valor em cada etapa.

Assim durante o Discovery estamos em um momento que as dinâmicas ou processos utilizados estão mais focados no entendimento do cenário macro, assim, o problema ainda pode ser considerado um recorte temático que ainda precisa ser delimitado, o que não significa que essa fase seja menos complexa, devido ao número de possibilidades e informações que podem ser utilizadas.

Na ideação, podemos associar ao sentido de criação, é o momento em que de fato se começa a pensar no que passará a existir. Podemos considerar que nessa fase o(s) problema(s) já estão formulados, mas em termos simplificados e precisam ser verificados porque ainda estão baseados em informações consideradas do tipo INSIGHTS gerais, ou seja, elaboradas pelos participantes em forma de sugestões e ideias.

Durante a fase de concepção, alguns aspectos da viabilidade técnica ainda podem ser considerada abstratos, porém, a entrega de valor (para determinado mercado, potencial ou já existente), o problema (já estará validado) e qual seria sua melhor solução (o que será de fato desenvolvido), são aspectos que devem estar claros ou definidos durante essa fase.

Como não se perder durante o Discovery?

Tenha sempre em mente que a premissa do Discovery é descobrir como a entrega de valor será mais assertiva. Utilizo a palavra assertiva para reforçar que deve estar claro que no início, o caminho e os resultados ainda não estão definidos, reiterando, o objetivo principal é descobrir “o como” para se alcançar o melhor resultado (valor tangível e intangível).

Qual o melhor momento para realizar o Discovery?

Sempre que você precisar verificar se o cenário, informação (formulando em termos de pesquisa), dado, ou se a premissa que foi suposta e verificada ainda continua válida. Assim você pode inserir uma fase de pesquisa a qualquer momento em que considere que seja necessária a verificação ou obtenção de dados autênticos e originais, baseada nos feedbacks de usuários ou nas ferramentas que pertencem ao Discovery.

Como delimitar um início e fim do Discovery?

O Discovery pode ser delimitado de algumas formas:

  • Quando existe um planejamento ou cronograma definido para a realização da fase de pesquisas e entrevistas;
  • No momento em que é necessário verificar a melhor forma na entrega de valor, mensurando e priorizando seus impactos;
  • Nos ambientes que utilizam metodologias de desenvolvimento de software, é importante avaliar como o Discovery faz parte da cultura da empresa: se é considerado como um projeto, uma iniciativa ou parte de constante interações entre os times de Design, Produto e Desenvolvimento.

--

--