O processo de transformação digital pode ser entendido como inovação?

Anne Freitas
Prisma Design Thinking
3 min readApr 22, 2018

De algumas semanas para cá eu venho pensando sobre inovação, suas relações com Design Thinking, e eu tive a ideia de fazer uma enquete em dos grupos de Design que eu participo no Facebook.

O termo mais votado foi “disrupção”, ou seja uma quebra total do status quo, em seguida veio “algo nunca pensado”, uma frase que complementa o conceito de “disrupção”, uma inovação que provoque a percepção no seu público que ocorreu um “marco” em termos de antes e depois.

Acho que essa reflexão é extremamente válida quando pensamos em termos de transformação digital nos últimos anos, porque analisando mais o processo de inovação em termos de design, ele está intrinsecamente ligado ao conceito de projeto.

Um projeto de Design geralmente é descrito como composto de três partes: desejável, ou seja, que atenda a uma demanda de um público consumidor, que ele veja algum tipo de valor no uso, viável, em termos de negócio, que ele crie um mercado e que o lucro sustente a cadeia de produção de forma que esse projeto se sustente.

“Afinal, o teste de uma inovação não está sem ser uma novidade, em seu conteúdo científico, ou na sua engenhosidade, mas sim, no seu sucesso de mercado.” Peter F. Drucker em Inovação e Espírito Empreendedor

E por último executável, o que envolve o processo de produção, a tecnologia, e aqui existe uma grande controvérsia relacionada ao termo “tecnologia”, atualmente relacionamos tecnologia como produto de mecanismos automatizados, esse é apenas um tipo de tecnologia, a tecnologia da informação, tecnologia é qualquer sistema que viabilize em termos físicos
um produto/serviço.

“(…) todos são exemplos de ‘nova tecnologia, todos constituem novas aplicações do conhecimento ao trabalho humano, o que é, em última análise, a definição de tecnologia.” Nessa frase Drucker defende o empreendedorismo como tecnologia, dentro dessa definição.

Transpondo para a atualidade, tecnologia pode ser Design Thinking, que é a terceira palavra mais associada ao termo Inovação. Então, seguindo essa linha de racíocínio uma inovação desruptiva deve propor novos paradigmas nessas três partes de um projeto.

Então o Design Thinking é uma tecnologia quando pensamos em termos de uma nova área de conhecimento, e está associado à prática da inovação porque vem propor novos processos, novas formas de pensar, novas metodologias dentro da conceituação do pensamento do Designer.

A inovação por si, é produto do Design Thinking, e ela pode ser conseguida com ou sem o emprego de automatização tecnológica, essa associação ocorre porque as empresas estão em constante processo de transformação digital e recorrem a metodologias de inovação para viabilizar esse processo, no caso, cada vez mais o Design Thinking.

Porém, transformação digital não se trata de informatização, na verdade, a maioria dessas empresas são empresas de tecnologia, e já têm esse respaldo, por isso há um grande nevoeiro de dúvidas quando discutimos o que é transformação digital dentro de cada empresa.

Nos meus anos de experiência, eu sempre trabalhei em áreas de tecnologia, e sempre participei ativamente do processo de transformação digital das empresas, e podemos traçar alguns pontos comuns a todas, e ao observar, podemos constatar que não estão relacionados à tecnologia da informação, mas sim à prática de métodos, processos e pensamento corporativo dos funcionários.

- Entender cada vez mais seu mercado consumidor e se posicionar estrategicamente diante das mudanças comportamentais, de mercado e inovações tecnológicas;

- Não perder mercado diante de novos concorrentes;

- Criar uma forte marca, uma forte presença online e offline;

- Criar processos cada vez mais integrados em que ocorram cada vez menos falhas;

- Melhorar a comunicação entre funcionários dentro de corporações cada vez maiores, com áreas de conhecimento diferentes e processos diferentes.

E existem muitos outros aspectos, mas como você pode notar a tecnologia está trabalhando em favor de atender problemas decorrentes da transformação digital, a transformação digital é um fenômeno que não é pontual, ele sempre está acontecendo constantemente porque estamos vivendo em mundo digital.

Na minha opinião o que é o “cerne” da transformação digital no mundo atual é a tendência a uma economia mais colaborativa, termo também votado na enquete, uma verticalização de estruturas de equipes, desburocratização de processos, uma pessoa também comentou isso na enquete, processos mais enxutos, assim como equipes, fomento de parcerias com empresas menores, mudando a percepção de concorrente para parceiro, e muitos outros aspectos que envolvem termos de negócio.

--

--