Storytelling é mais do que contar uma boa história é criar vínculos através delas

Anne Freitas
Prisma Design Thinking
3 min readNov 7, 2017

Eu tinha vários assuntos na minha lista para escrever, mas a visita a um amigo me inspirou a escrever sobre algo que eu venho estudando, mas ainda não sabia como abordar da maneira certa pela qual enxergo o assunto: storytelling.

Veja bem, eu fui visitar esse amigo em meio a uma ocasião especial, quem acompanha meus textos sabe, estou em transição de carreira desde o fim do ano passado e isso me levou a vários questionamentos pessoais e profissionais, e nos últimos dias estava me sentindo nos piores dias dessa jornada.

Mas aí eu fui visitar o Thiago para tomar um café, como eu sempre faço com amigos, ou com quer que seja, eu sempre chamo as pessoas para tomar um café? Um café? Isso mesmo. Não é estranho? Não, vamos ali no bar tomar um café. Passe em casa para tomar um café. Vamos tomar um café um dia desses. Esse é o jeito brasileiro no fim das contas, não é mesmo?

Fala-se de experiências, trabalhamos projetando experiências, falamos de micromomentos, enfim, nada disso é novo, pense que já falaram disso até no “carpe diem” na Antiguidade. Mas alguém, está mesmo antenado, durante nosso cotidiano, que muitas vezes pode ser esmagador, difícil, ou apenas corrido, a esses momentos/experiências?

Para mim esses momentos são marcados no meu dia a dia por histórias. Isso mesmo, conversas: aquela com o colega no intervalo para pegar a água, aquela no ponto de ônibus, na hora do almoço, ao chegar em casa, essa que eu tive com o Thiago, hoje.

Mas porque a do Thiago? Porque ela me elucidou um ponto dessa jornada até hoje. Ela me fez refletir sobre a palavra vínculo. Porque escolhi escrever sobre a perspectiva de Design Thinking?

Por que é o que nos une mesmo não sendo designers, como já disse em outro texto, na minha opinião é uma questão de mindset. Mas como se dá essa união entre pessoas? Como você cria um vínculo, um laço com uma pessoa que você nem mesmo conhece? Então eu lhe respondo: no momento em que você se identifica, que você se enxerga naquela pessoa.

Minha maneira de construir experiências é pelo Storytelling. Para mim, Storytelling é se comunicar criando um vínculo através de algo: pode ser um café, um presente, um livro, aquilo que você vai associar como algo que mudou o seu olhar sobre algo.

Storytelling é pessoal, não há como não ser. Mexe com seu emocional, com seus valores e crenças, nesse caso, essa visita me fez refletir sobre o fato de continuarmos escolhendo o Design e continuar nesse caminho, eu, talvez você, o Thiago. Eu me dei conta, que é uma escolha consciente, apesar de uma dedicação inconsciente, não é apenas algo profissional, que você desliga e liga no começo e no fim do dia.

Eu e o Thiago temos inúmeras diferenças, nos conhecemos desde os 17 anos, e, se nos vimos muito durante esses anos que se passaram, eu estou com 32 no momento, foram no máximo 10 vezes: mas uma coisa não mudou: continuamos nos chamando de designer, apenas isso, no fim do dia.

Passamos por relacionamentos difíceis, crises financeiras, escolhas de formação profissional e de experiências, muitas vezes, se não na maioria, pautados por essa escolha, que não se alterou ao longo dos anos e talvez nunca se altere.

Isso é storytelling para mim, é pessoal, íntimo, e ao mesmo tempo comum, banal, porque você pode atingir diversos níveis de conexão com diversos tipos de pessoas, passa por diversidade, passa por amor ao próximo, passa por necessidade de pertencimento, vai muito além da empatia, é um processo como eu disse consciente e inconsciente, e necessário, para nós como humanos.

Copyright © 2017–2018 por Prisma Consultoria de Design
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do editor, exceto no caso de breves citações incluídas em revisões críticas e alguns outros usos não-comerciais permitidos pela lei de direitos autorais.

--

--