7 passos para testar seu produto digital

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
5 min readDec 6, 2017

O mundo está mais ágil do que nunca, quanto antes criar seu produto, antes vai poder testar, melhorar seu negócio e conquistar mais clientes.

Quando criamos um novo negócio temos diversos anseios e receios de como ele será e quem usará. Nos textos anteriores comentei sobre métodos e ferramentas para organizar pensamentos, ideias e pesquisas a fim de criar algo útil e valioso para seus clientes. Mas como saber se estamos fazendo a coisa certa? Precisamos validar nossas hipóteses! Vou te explicar como fazer uma criação e validação rápida e eficiente de produtos digitais usando a metodologia Design Sprint do Google.

Passo 1 — Notas

Reúna todas as pesquisas, referências e anotações. Observe esses materiais e faça notas das coisas mais importantes e relevantes, ideias bacanas e coisas que gostou e gostaria de fazer, ou seja, tudo que achar relevante. Calcule 20 minutos para essa atividade.

Passo 2 — Ideias

A partir dessas notas você vai esboçar em uma folha de papel ideias para o seu negócio, sem julgamento. Esboce da maneira que melhor representar seus pensamentos, seja com desenhos, frases e diagramas. Pense como pode resolver o problema do seu cliente de diferentes maneiras.

Mesmo se estiver trabalhando em grupo, todas as etapas são de execução individual. Você também tem 20 minutos para essa atividade.

Passo 3 — Crazy 8s

Feito o passo anterior, escolha as ideias com mais potencial, ou seja, as que você considera ter maior chance de te ajudar a conquistar seu objetivo final. Desenhe rapidamente 8 variações delas em 8 minutos.

Divida uma folha sulfite A4 em 8 pedaços, dobrando ao meio três vezes. Esse exercício funciona melhor quando você desenha variações da mesma ideia. Escolha sua parte favorita da folha de ideias e pense: "Como seria uma outra boa maneira de fazer isso?". Continue até não conseguir pensar em mais nenhuma variação.

Tandemseven.com

Passo 4 — Desenho da solução e votação

Agora você vai evoluir essa ideia e representar como a sua solução se apresenta para seu cliente enquanto ele interage com ela. Ela deve ser autoexplicativa a ponto das pessoas entenderem só de olhar. Aqui se encaixa uma das minhas frases favoritas: "Você vem junto com o produto para explicar como ele funciona?" Não, você não vem! O usuário tem que entender o que seu produto faz logo de cara.

Se está trabalhando sozinho, escolha a melhor solução para prototipar.

Se está trabalhando em grupo, coloque na parede todas as soluções, sem nome do autor — para não influenciar na decisão. Os participantes devem observar as soluções e votar, em silêncio, nas partes preferidas com algum adesivo colorido ou caneta.

https://sprintstories.com/case-study-blue-bottle-sprints-with-gv-f452789b8ecd

Depois disso cada um vai explicar rapidamente sua solução para esclarecer algumas dúvidas e será feita mais uma nova rodada de votação. Agora cada pessoa vai escolher uma solução (marque com um adesivo ou caneta de outra cor). A solução mais votada será prototipada.

Passo 5— Protótipo

Agora que temos uma solução desenhada, vamos fazer um protótipo que possa ser testado pelos nossos usuários e, assim, podermos obter feedbacks para melhorarmos nosso produto ou serviço.

Protótipo é uma simulação do produto, usamos o protótipo para produzir rapidamente, a baixo investimento de tempo e recurso e poder testar com nossos clientes.

Eu indico um software bacana para prototipar produtos digitais que se chama Marvel App, você pode desenhar telas pelo próprio software, importar telas feitas em outro software ou usar desenhos a mão para simular as telas desse produto digital.

Lembrando que o protótipo não tem a ambição de ser real e funcionar, ele apenas simula sua solução para recebermos o mais rápido possível a opinião do cliente sobre o resultado.

Passo 6— Teste com usuário e aprendizagem

Com o protótipo pronto, convide seu público alvo (futuros consumidores) para testar seu produto ou serviço. Crie uma missão a ser cumprida — pode ser comprar um produto na sua loja ou fazer o cadastro no seu app. A missão deve ser desafiadora e validar as hipóteses de uso que você possa ter ("Será que x funcionalidade é reconhecida pelo meu cliente?").

Anote o feedback dos usuários, perceba o que ele gostou ou teve dificuldade e anote tudo, isso servirá de base para futuros ajustes na solução.

Repita esse ciclo de ajustes e testes até o negócio estar apto a venda.

Esse texto teve como base o livro "Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias". Os passos foram adaptados para construir uma cronologia focada no desenvolvimento de produtos digitais. Recomendo a leitura desse livro para mais informações.

Tem alguma dúvida ou comentário? Escreva aqui. Se quiser conversar, me manda uma mensagem, quero te conhecer! ola@giovana.cc

Fotos retiradas do Google

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪