Como eu me tornei designer

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
2 min readJan 23, 2018

Minha trajetória pelo design foi bem complexa, uma história de amor e ódio, até eu realmente conhecer o design.

Andrew Neel

É comum escolhemos a nossa profissão ainda muito novos e isso tem algumas consequências, alguns desistem de estudar, outros abandonam a área e há quem se encontre. Cada um tem uma relação com a profissão e eu vou contar a minha!

Escolhi design por me interessar por fotografia. Sempre gostei de moda, editorial e já pensei até em ser modelo — apesar dos meus 165cm (e meio, como gosto de frisar) não me valorizarem — e, por esse universo me encantar, a fotografia teve um peso enorme na minha decisão. Eu fiz diversos cursos de fotografia de moda, uns bons, outros nem tanto, sempre tentando ganhar um olhar diferenciado e me encontrar na área.

Durante a universidade você convive com alunos diferentes de você, alguns com mais habilidades de desenho e outros para lidar com marcas e identidade visual, esse foi o padrão que eu percebi, mas eu não me encaixava nele e foi aí que o meu ódio começou.

Comecei a questionar minha escolha, já que não gostava de nada que fosse o padrão, não me interesso por identidade visual — apesar de já ter trabalhado com isso — , não tinha ambições de ilustrar e por aí vai.

Nunca pensei em desistir de estudar porque os projetos e a disciplina de design thinking sempre me intrigaram, e foi aí que surgiu o amor.

Um tempo depois, participando de eventos, conversando com outras pessoas e fazendo meu projeto de TCC eu realmente entendi o que é design, pelo menos o que ele significa para mim. Passei a me entender como designer, não aquele designer padrão que eu achei que deveria ser, mas o meu tipo de designer. Meu trabalho não é simplesmente visual (e não que isso seja algo ruim), mas eu também sou muito estratégica, adoro empreendedorismo e inovação, resolver o problema de pessoas e empresas de forma criativa e hoje eu entendo que o design representa exatamente isso, a possibilidade e quase uma ferramenta para tornar esse processo real.

Quando isso ficou claro para mim, me inseri no mundo do design de serviço e trabalho todos os dias para colocar criatividade e funcionalidade no mundo, cada dia de uma maneira diferente. Eu considero a dinâmica uma das maiores qualidades do design.

Hoje sou designer em uma eterna busca de soluções criativas para os problemas do mundo.

O que o design significa para você?

Quero saber se vocês estão gostando então não esquece de seguir a publicação para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, criatividade, produtividade e design. E segue a minha página no facebook para ficar por dentro de tudo o que eu posto.

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪