Dicas para otimizar o tempo no trabalho

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
2 min readFeb 27, 2018

Sabia que quando você planeja suas tarefas no começo do dia você está esgotando sua cota de boas escolhas?

É muito comum perdermos bastante tempo pensando em quais tarefas temos que realizar no dia — todos os dias. Dessa maneira, a gente acaba gastando nossas melhores escolhas com decisões não tão importantes — saiba mais sobre as cotas de boas escolhas no vídeo ao final do texto.

Para evitar que a gente desperdice tanto tempo com atividades triviais, indico e uso algumas das ferramentas do método ágil Scrum. Esse método pode ser adaptado de diversas maneiras e para diversas equipes, vai de você: conhecer, testar e adaptar para a sua realidade.

Eu gosto de definir minhas tarefas por sprints de uma semana e colocar em um software online de gerenciamento de tarefas — você pode usar o trello, o Jira (mais indicado para equipes) ou outro que você se identifique. Neles eu separo as tarefas da sprint entre as que eu tenho que realizar (To Do), as que eu estou realizando (Doing) e as que eu já conclui (Done).

O fato de separar a sprint em uma semana me ajuda a ter maior controle sobre o desenvolvimento e conseguir medir melhor o tempo de cada tarefa. Além disso, os quadros ajudam a visualizar melhor o que está sendo e o que precisa ser feito naquele dia, sem que você precise perder tempo decidindo.

Dessa maneira, o trabalho de decisão e priorização de tarefas é feito uma vez na semana (eu costumo planejar na quarta, mas você pode escolher o dia que fizer mais sentido para você), assim sobra mais tempo para trabalhar nas tarefas sem desperdiçar sua carga de boas escolhas.

Veja o vídeo a partir do minuto 2:05:

Gostou da dica? Como você otimiza seu tempo no trabalho?

Quero saber se você está gostando então segue a publicação para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, criatividade, produtividade e design.

E segue a minha página no facebook para ficar por dentro de tudo o que eu posto.

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪