O que aprendi com a minha primeira empresa

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
2 min readApr 24, 2018

Em 2016 criei minha primeira empresa que durou um ano e sete meses, mas o fracasso traz muito aprendizado

Pawel Nolbert

Quando criei minha primeira empresa, um marketplace de tecidos restantes na indústria têxtil, eu tinha um objetivo inicial de me desafiar como empreendedora trabalhando sozinha em um mercado desconhecido e quase sem recurso. Queria me provar que conseguiria realizar algo legal sozinha.

Depois de já estar na correria do dia a dia e buscando o melhor modelo de negócio, o mais inovador e subversivo, cometi um grave erro:

Demorei muito tempo para colocar o negócio em teste.

Quando resolvi testar meu negócio eu já estava desmotivada e desacreditada, e quando percebi que a realidade não era aquela que eu tinha desenhado, meu desânimo só aumentou.

A maior lição dessa experiência é:

Precisamos deixar de lado o perfeccionismo para dar espaço para a ação.

O papel pode dizer que vai dar tudo certo, mas ele não enxerga a infinidade de variáveis que existem no mercado e por isso ele pode estar mentindo para você. A realidade é a voz mais inteligente que você pode ouvir, só com ela você será capaz de analisar informações, comportamentos e muitas outras coisas que seriam impossíveis de prever. Aprendi também que:

Nada é perfeito e não se pode esperar até que seja.

A beleza do negócio é sair de casa com frio na barriga, sem saber se vai dar certo, mas com a empolgação de acreditar no que faz e se surpreender com as oportunidades que vão aparecer pelo caminho.

Claro que é importante se planejar, não estou tentando te convencer do contrário — eu mesma, com ascendente em capricórnio, gosto de um bom planejamento — só não se prenda a ele, tenha um mínimo de planejamento e dê espaço para que a realidade te surpreenda. É difícil? É! Mas por experiência própria eu sei que é o melhor caminho.

Agora com a minha segunda empresa apliquei meu aprendizado, estudei um pouco o mercado, planejei minimamente meu negócio e me joguei em um projeto piloto onde pude testar minhas ideias e aprender com a experiência. Com essa primeira experiência já pude melhorar meu negócio para as outras que vieram depois e assim tem sido até hoje. O crescimento é contínuo e até exponencial.

Se você chegou até aqui comenta: #empreender

Gostou do texto? Comenta aqui e deixa seu like!

Não esqueça de seguir a publicação para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, criatividade, produtividade e design.

Segue a minha página no facebook e do linkedin para ficar por dentro de tudo o que eu posto.

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪