Quais foram os cursos mais legais eu que fiz em 2017?

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
4 min readJan 11, 2018

Fiz muitos cursos durante o ano de 2017, e aí vai uma lista dos mais legais para te animar a continuar estudando

Lilly Rum

O ano de 2017 começou turbulento e cheio de questionamentos sobre quem eu sou e o que gostaria de fazer e, para descobrir, fiz vários cursos diferentes. Então aqui vai uma lista dos que eu fiz e indico.

Como eu já disse uma vez, sou uma pessoa multidisciplinar, então a lista vai ser bem diversa.

Front-End

Se você conhece o Reprograma, pode imaginar como foi essa experiência. Se não conhece, corre para conhecer. É um curso em formato de Bootcamp de oito semanas, onde são selecionadas mulheres que querem aprender programação e se inserir no mercado de tecnologia. É uma iniciativa muito incrível — não é a toa que estão fazendo uma baita parceria com o Facebook.

Durante esse curso aprendi algumas linguagens, como HTML, CSS e Javascript, e alguns frameworks e bibliotecas como JQuery e Bootstrap. Desenvolvemos projetos durante as aulas — que são bem práticas — e no final do curso expusemos nossos projetos individuais para a banca do Reprograma.

Uma experiência transformadora! Indico para todo mundo.

Formatura da terceira turma do Reprograma no Nubank

Durante o curso dei uma entrevista para a DW falando sobre minha experiência no Reprograma. Veja o vídeo aqui!

UX

O Reprograma ainda me proporcionou uma bolsa de estudos para o curso “UX e Usabilidade Aplicados em Mobile e Web” da Caelum.

Foi um curso intensivo de uma semana, num formato de Design Sprint, e saímos de lá com um protótipo testado e validado do nosso produto digital criado em aula. Tivemos conceitos e práticas em aulas bem interativas e ágeis.

A estrutura da Caelum é bem bacana e o professor foi muito acessível. Eu tive a maravilhosa sorte de cair em uma turma multicultural — tinham pessoas de todos os cantos do Brasil — o que tornou minha experiência ainda mais enriquecedora.

Cerâmica

Fiz um curso rápido de cerâmica no Sesc Ipiranga que foi muito legal, bem mão na massa (literalmente) e com produções próprias. Aprendemos como manipular e modelar o barro, queimar e depois pintar a peça.

Eu adoro trabalhos manuais, então para mim foi um momento de terapia e autoconhecimento.

O trabalho com cerâmica exige prática e o conhecimento de diferentes técnicas, ou seja, você pode não mandar super bem de primeira, mas pode se divertir muito tentando.

Vasinho produzido em aula — feinho mas feito com muito amor

Bordado com LEDs

Essa foi uma doideira que me chamou atenção por eu adorar trabalhos manuais e tecnologia, então pensei "Por que não costurar com LEDs?". E foi legal demais. Esse curso eu fiz na LILO.Zone com a Lina Lopes.

Ela nos ensinou o básico de programação — e não era pouca coisa não, começamos com Javascript (imagina uma pessoa que ainda não conhecia lógica de programação em uma aula dessas) — e circuitos eletrônicos. Aos poucos fomos pegando o jeito e começamos a criar uma escultura tridimensional em formato de nuvem, que foi costurada e bordada com LEDs Lilypad (um tipo de Arduino próprio para bordado).

Uma experiência criativa e intrigante.

Exemplo de aplicação do Lilypad

Particularmente adoro estudar e fazer cursos, me dá muito prazer conhecer pessoas e atividades novas.

Eu tenho uma lista mental de vários dos cursos que eu já fiz até hoje (que são muitos e dos mais diversos), de fotografia a empreendedorismo, de tricô a física. Se quiserem, posso falar deles aqui.

Tudo faz parte de um processo de aprendizagem e criação, quanto mais referências temos, maior a habilidade de criar.

O que você quer aprender esse ano? Qual o curso mais legal que você já fez? Compartilha aqui que eu quero saber!

Não esqueça de seguir a publicação para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, criatividade, produtividade e design.

Siga também a minha página no facebook.

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪