Vencer a vergonha me tornou mais criativa

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different
2 min readJan 18, 2018

As vezes a gente deixa de fazer coisas muito legais por vergonha de aparecer e se impor. Você sabe o que está perdendo com isso?

Charles Deluvio

Em um dia normal de trabalho, eu e minha equipe estávamos fazendo uma reunião de pauta para a próxima edição da revista onde eu trabalhava. Por insegurança, eu me sentia intimidada naquele ambiente cheio de pessoas que eu admirava. E por insegurança mesmo, porque elas sempre foram muito receptivas e gentis comigo. Ainda assim, sentia uma vergonha de participar criativamente do processo, pensando que minhas ideias não seriam boas o suficiente e chegando ao ponto de não me sentir criativa.

Que grande bobagem! Sabe por que? Porque quando eu resolvi vencer a vergonha e sugerir uma pauta, todos acataram a ideia e ainda me deram a oportunidade de trabalhar nela. Foi aí que eu percebi o quanto essa vergonha, que nada mais é do que o medo de falhar, tinha me boicotado e me tirado a chance de criar coisas tão legais.

Eu levei essa experiência comigo e, sempre quando eu me sinto intimidada, lembro dessa experiência. E foi assim que eu venci uma barreira bem grande, a vergonha de me expor como alguém criativo e profissional.

Em uma reunião há pouco tempo atrás, onde eu era a única mulher e a pessoa mais nova, a vergonha apareceu de forma muito natural, já que era um ambiente bem intimidador. Lembrei das vezes em que venci a vergonha e que me senti empoderada criativamente, lembrei da minha capacidade. Quando me dei conta disso, reuni coragem e me posicionei, sugeri soluções para o problema que estávamos discutindo e, com sucesso, me destaquei, recebendo elogios pela minha atitude.

Digo isso para mostrar que a vergonha é algo natural, até mesmo para uma pessoa extrovertida — que é o meu caso — e, ainda mais, para mulheres em ambientes profissionais. É normal temos vergonha da nossa atitude ser exagerada demais e das nossas roupas serem ousadas demais, mas não devem existir motivos que te tirem a autonomia e a oportunidade de criar o que você quiser.

Eu abro o meu coração por aqui e mereço saber se vocês estão gostando.Por isso, não esquece de seguir a publicação para receber conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo, criatividade, produtividade e design. E siga a minha página no facebook.

--

--

Giovana Ansoain
Giovana Ansoain | Always different

UX/UI and Product Designer | Looking for a job in Munich 🇩🇪