A maneira correta de lançar retiradas de lucro no Procfy (ZeroPaper)

Procfy Gestão Financeira
Procfy
Published in
4 min readFeb 14, 2023

Tenho plena certeza que este post irá ajudar muita gente a fazer o lançamento correto de retiradas no sistema Procfy, antigo ZeroPaper.

Primeiro de tudo precisamos entender quando devemos fazer retiradas de lucro de uma empresa.

Entendemos que uma “retirada” é uma transação de saída de “sobra financeira” e que de maneira alguma deve ser confundida como despesa, por mais que seja uma saída de dinheiro, e também para não impactar no seu DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), método correto de apuração dos lucros de um negócio.

O DRE considera todas as suas receitas-(despesas operacionais+impostos), para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo no exercício. Neste caso, se uma retirada for lançada como despesa, irá impactar na apuração do exercício posterior, dando a informação errada do resultado líquido do período.

Mas se eu não posso lançar como despesa, como eu faço o lançamento desta transação? Pois o dinheiro saiu do caixa da empresa????

Cada sistema tem a sua maneira de lançar retiradas de lucros, mas aqui vamos ensinar como fazer isto de maneira correta no Procfy, antigo ZeroPaper.

Antes de iniciarmos o processo de lançamento da retirada no Procfy, vamos entender o que é um exercício financeiro:

O exercício financeiro por vias de regras é todo o período contábil e fiscal da sua empresa e costuma ser considerado anualmente (1 de janeiro a 31 de dezembro). Mas muitas empresas utilizam períodos mais curtos para fazer a apuração de lucros podendo ser: mensal, trimestral ou semestral. Vai depender muito de quando são realizadas os recolhimentos de todas as despesas e impostos.

Exemplo: Empresas de lucro presumido recolhem seus tributos CSLL e IRPJ a cada três meses, além do ISSQN, PIS, COFINS E INSS que são mensais, desta forma a melhor opção seria apurar o resultado no mínimo a cada 3 meses, para que se tenha o tempo mínimo de recolhimento de todas as suas saídas contábeis.

Agora que entendemos o que é um DRE e um Exercício Financeiro, vamos a apuração do resultado e lançamento da retirada.

Primeiro passo: Devemos criar uma conta bancária fictícia no sistema e nomeá-la como “Retiradas”. O nome não é importante, o importante é você identificá-la no meio das demais contas.

Acesse o menu lateral “Contas Bancárias” e em seguida clique no botão “+” no canto superior direito.
Conta secundária criada para transações de retiradas de sócios.

Segundo passo: Após a criação da “conta bancária Retiradas” devemos realizar a apuração do exercício financeiro para sabermos se tivemos lucro ou prejuízo. Para isto vamos ao nosso DRE e fazer a consulta pelo período desejado.

No nosso exemplo vamos apurar o resultado do último trimestre do ano de 2022.

Selecione o período desejado e a conta principal de recebimentos e pagamentos

Preste atenção que selecionamos o período 01/11 a 31/01/2023, e não 01/10 a 31/12 e por quê? Por mais que o último trimestre corresponde outubro à dezembro, devemos levar em consideração, que nossas receitas e despesas são recolhidas no mês posterior. O mesmo vai ocorrer com os impostos que são recolhidos no mês posterior ao apurado. Conseguiu entender? Vamos exemplificar: (Despesa de Aluguel da nossa sala) => Paga-se após o uso, ou seja, no mês posterior ao utilizado. (Receita de Mensalidade Assinatura de Serviço) => Recebe após 30 dias do fornecido. (Imposto ISSQN) => Paga-se no mês posterior ao apurado. Então temos que considerar os meses correspondentes aos lançamentos de entradas se saídas de dinheiro na conta.

No nosso exemplo tivemos um lucro líquido de R$ 3.147,49 que equivale a 7,56% do faturamento. Este dinheiro vamos transferir aos sócios da empresa.

Terceiro passo: Como mencionado anteriormente a retirada de lucro é uma saída de sobra financeira, por tanto não deve ser considerada uma despesa operacional. Devemos neste caso fazer uma “Transferência” de dinheiro da Conta principal ou conta caixa, para a conta fictícia “Retiradas”. Estamos fazendo desta forma porque precisamos dar baixa do valor retirado da conta principal, sem impactar nas apurações desta conta posteriormente.

Lance uma transferência da conta Principal para a conta Retiradas

A conta “Retiradas”, sabemos que é uma conta para fins de transferência de lucros, então iremos considerá-la apenas para consultas posteriores de distribuição de dividendos, mais nada.

Pronto! Agora você pode realizar as próximas apurações de resultado na sua conta principal e desconsiderar as contas irrelevantes.

Gostou desse post? Dê um like e segue a gente!

Conheça o Procfy, migre seus dados e saiba porquê ele é conhecido com o sucesso do ZeroPaper. Acesse: https://procfy.io

--

--

Procfy Gestão Financeira
Procfy
Editor for

Empresa de tecnologia voltada para a gestão financeira