Apaixone-se pelos problemas

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readJan 17, 2020

Certas vezes a gente precisa só de uma mudança na forma de olhar a vida e pronto, tudo fica mais calmo, sereno e por consequência produtivo.

Existem algumas coisas com as quais lidaremos por toda a vida, este é o caso dos problemas, aquelas situações inconvenientes que nos atrapalham e tiram nossa alegria, bom, será que precisam tirar mesmo? E se a gente trocasse a forma como olhamos para as dificuldades?

Cada problema que surge no caminho de uma pessoa é algo que a princípio emana uma força negativa, que vem na forma de um atraso e que pretende roubar alguma coisa, que seja um furto de energia. Normalmente nós pensamos que um problema vem como um vilão prontinho para nos transtornar e acabar com nossos dias e passamos pela vida evitando essas situações chatas. Acontece que é simplesmente impossível evitar essas atribulações, então como fazer para lidar melhor com eles?

Na verdade é bem fácil resolver essa questão, basta trocar o seu ‘’lookset’’, as configurações do seu olhar, passe a enxergar os problemas como oportunidades. Toda atribulação à primeira vista é algo ruim mas se olharmos mais profundamente veremos que existe um fator que transforma a polaridade dessa força e ele está presente dentro de cada um de nós. Possuímos a capacidade de aprender com nossos problemas, de crescer com as dificuldades se aceitarmos que eles serão infinitos pois, cada um deles representa uma possibilidade, uma oportunidade.

Apaixone-se pelos problemas e use a imaginação para trazer um cenário positivo através deles. Imagine a longo prazo como você pode criar antifragilidade se lidar bem com o problema aqui no presente, faça essa precognição daquilo que pode fazer hoje para afetar o amanhã. Essa mentalidade tem a capacidade de te poupar muita energia pois, sempre que você fará força para crescer os problemas aparecerão e não lhe darão escolha a não ser lidar com eles e se você se manter reativo eles te derrubarão e levarão consigo toda sua energia.

Esqueça essa conversa de força de vontade, você não precisa dela, substitua por duas outras forças mais poderosas e mais duradouras, a força de visão e a força de compromisso. Realize exercícios de visão, procure enxergar onde quer chegar e ao fazer isso firme um poderoso compromisso com esse cenário, tão forte que superará qualquer atribulação. Não se importe com os outros, se eles lhe chamarem de louco por se apaixonar pelas dificuldades da vida entenda que eles não conseguem se adaptar como você e que isso gera um incômodo tão grande que chega a ser necessário transformar estes sentimentos de cobiça e inveja em palavras na tentativa de te diminuir e assegurar ao EGO daquela pessoa que está tudo bem se manter na frustração de sofrer com os problemas.

Mude sua forma de olhar para os problemas e você mudará o quanto eles te afetam e logo terá mais energia para prosperar.

--

--