Como eu parei de fumar?

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
4 min readJan 20, 2020

O catalisador de qualquer mudança real é a decisão, o ponto sem volta que gera força de compromisso.

Olá procrastinadores, hoje estou enfrentando uma grande resistência para escrever algo que agregue valor aos leitores. Ainda não sei muito bem explicar de onde vem o bloqueio mas, não posso me render a ele então decidi falar um pouco sobre a minha experiência com o cigarro e como estou superando o vício.

Primeiro nós precisamos deixar algumas coisas claras sobre vícios e como eles operam. Antigamente se tinha um entendimento de que vícios estavam atrelados somente ao fator químico das substâncias geradas ou ingeridas por nós mas isso mudou um pouco. A perspectiva antiga se baseou em um estudo onde ratos eram colocados em jaulas que tinham dois recipientes contendo água, sendo um da substância pura e outro misturado com alguma droga como heroína. Ao serem trancados nessas gaiolas os animais acabavam tendo contato com a água alterada, se viciavam na substância e acabavam morrendo em decorrência do uso abusivo. Este experimento só não manteve sua visão de que as substâncias tem um efeito definitivo sobre nossos corpos pois, anos depois outro foi produzido e dessa vez os ratos foram colocados em ambientes onde haviam comunidades de ratos e diversas coisas para se fazer e claro as duas águas, nessa ‘’cidade dos roedores’’ quase nenhum dos bichinhos desenvolvia vício ou entrava em contato com a água batizada, isso levou à conclusão de que os vícios são algo muito mais relacionados com ambiente em que os ratos estavam inseridos. Quando os animais tinham coisas legais para fazer e outros de sua espécie para conviver o nível de viciados caía drasticamente.

Ambientes são resposáveis por automatizar determinados comportamentos. Se você está inserido em um ambiente que facilita comportamentos ruins isso será entendido de forma subconsciente pelo cérebro e você passará a reproduzir esses atos. A minha experiência com o cigarro foi completamente moldada pelos ambientes que frequentei durante o início de minha vida adulta.

A minha chave para largar o vício do cigarro está no contexto que acabei de explicar, ao entender que o hábito de fumar estava ligado com os ambientes que eu frequentava, como bares e festas universitárias, eu fui capaz de encontrar a força necessária. É óbvio que toda mudança demanda muito sacrifício e esta não seria diferente, para largar o vício do cigarro e moldar a minha vida no rumo da produtividade e da saúde física e mental eu fui forçado a tomar uma decisão. Nenhum vício é vencido sem uma decisão que gere um ponto sem volta e sem entender que precisamos abdicar de algumas coisas para mudar. Mas essa decisão só veio depois de muitos fracassos e de aprender com os cenários em que fracassei.

Para largar o cigarro primeiro eu deixei de frequentar os ambientes que automatizavam este vício e ao fazer isso automaticamente acabei por me afastar de pessoas que reproduziam este ato. No início foi complicado mas, lentamente eu fui compreendendo que era o melhor a se fazer pois, não há absolutamente nenhum bem no cigarro, somente morte. Ao parar de frequentar estes ambientes eu fui capaz de começar uma nova rotina baseada em bons hábitos e essa brecha foi suficiente para a corrida surgir como algo importante na minha vida, acredito que esse seja o segundo estado do combate ao vício, desenvolver uma conexão maior com o corpo e a respiração. Recomendo que qualquer pessoa comece a correr, especialmente os fumantes pois, ao correr você se conecta intimamente com sua respiração e percebe o quanto o cigarro está tirando de você.

Se você deseja largar o cigarro essas são as minhas dicas, primeiro você deve avaliar criticamente os ambientes que frequenta e tomar uma decisão sobre eles, o abandono destes espaços lhe fará bem, em segundo lugar comece a correr e se conecte profundamente com a respiração para perceber o quanto ela está sendo prejudicada. Estes atos lhe custarão muita energia e esforço, não se baseie em força de vontade para lutar contra o cansaço que isso vai gerar mas, faça um compromisso com você e use essa força para se manter firme na luta.

Eu gostaria de ter mais a dizer a respeito da minha experiência mas por hora isso é tudo que consigo passar adiante, eu fui capaz de vencer o cigarro tomando uma decisão sem volta e movimentando toda a minha vida na direção desse compromisso. Para mim não há mais espaço para o tabaco em minha vida e essa força de compromisso me permite desenolver também a força de visão que agora me possibilita enxergar léguas adiante em meu futuro e assim poder sonhar com objetivos cada vez maiores. Seja você quem for saiba que é possível largar o vício mas que isso custará custará cada fibra do seu corpo. Não desista e siga forte no seu combate diário.

Caro leitor peço que tenha cuidado para não romantizar o que acabou de ler, lutar contra um vício é algo doloroso. Não é fácil mas é possível.

--

--