Como usar a mente para conquistar qualquer coisa

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readJan 21, 2020

Olá procrastinador, se você consome o meu conteúdo já deve ter percebido que sempre falo sobre como nossos cérebros têm a capacidade de sabotar nosso desenvolvimento mas, hoje vou falar um pouco sobre como podemos usar as capacidades da mente para alcançar nossos objetivos.

Tem que acreditar!

O cérebro humano além de um poderoso gestor de energia também é uma máquina de resolução de problemas extremamente eficiente. Na grande maioria das vezes nós tratamos esse poder de resolução com uma baixa prioridade ou simplesmente não nos damos conta de sua existência. Se você deseja usar este poder de resolver problemas o primeiro passo é acreditar que é possível, sim, parece besteira mesmo e é tão óbvio que você vai ter problemas em aceitar isso mas, a culpa não é minha. A mente humana tem a capacidade de transformar qualquer comportamento e nos ajudar a evoluir, entretanto ela precisa estar alimentada com a crença de que isso é possível. Não estou dizendo que basta apenas acreditar que vai dar certo mas que basta não acreditar para não conseguir, ou seja, tem que acreditar.

Acredite que é possível e assim o cérebro vai começar a destinar energia para a resolução dos problemas que fazem parte dessa crença, por exemplo se você deseja construir uma empresa de sucesso ele passará a fazer força para ter novas ideias e solucionar as dificuldades que esse objetivo implica. A partir desse primeiro passo a próxima ação é visar pequenos objetivos, a crença precisa ser de que é possível chegar longe mas os passos precisam ser curtos para que assim você torne sua mente cada vez mais satisfeita com o trabalho que está fazendo. Se você passa a ter micro objetivos é bem provável que começará a alcançá-los cada vez mais rápido pois, estes passos menores ajudam a mente a encontrar soluções mais palpáveis. Por exemplo, se você deseja ganhar dinheiro na internet, antes de pensar numa renda de dez mil reais você pode começar desejando ganhar cem reais por mês e subir este valor pouco a pouco. Acredite na meta de longo prazo e crie micro objetivos para alcançar isso, essa é uma visão que elimina a ansiedade e desenvolve consciência do processo necessário para chegar lá.

Alimente o seu cérebro!

Além de acreditar você vai precisar alimentar o seu cérebro com conhecimentos relacionados aos objetivos que possui e garantir que isso aconteça todos os dias. Passe a consumir conteúdos sobre os problemas que deseja resolver. Além disso faça um esforço para evitar distrações, o cérebro tem a capacidade de focar ativamente nas coisas mais recentes que ele absorveu ou seja, aquilo que você consumiu por último é mais importante para a mente então se você entrou no instagram para olhar as fotos dos seus amigos de férias é bem provável que a sua mente começará a matutar sobre isso e te frustrar por não estar fazendo algo parecido ou simplesmente deixar em segundo plano a resolução dos problemas relacionados ao seu macro. Atualmente nós estamos cada vez mais viciados em doses de distração pois, elas disparam uma descarga de dopamina no cérebro e este hormônio está relacionado com uma sensação de recompensa, então é necessário não se deixar levar pela fartura de distrações que existem hoje em dia.

Essa não é uma fórmula garantida para o sucesso e caberá a cada um lidar com sua própria luta mas, ao acreditar que é possível, alimentar diariamente o seu cérebro com conteúdos relacionados aos problemas que você deseja resolver e cortar as distrações é bem provável que o caminho comece a fazer mais sentido. Quanto mais nós girarmos essa roda que permite que nossas mentes tenham mais clareza e foco mais teremos a possibilidade de trabalhar em conjunto para crescer e prosperar.

Não pense que será fácil mas também não desista porquê será difícil, basta desejar viver uma vida apenas reagindo ao que lhe acontece para viver sem propósito e no fim acabar frustrado, como eu disse em outro texto abrace o fracasso e aprenda com ele, a vida é um grande processo de tentativa e erro.

--

--