Corra por você e seja livre!

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
4 min readJan 9, 2020

Olá, querido amigo procrastinador. Em que pé anda sua saúde física?

Um dos grandes problemas da atualidade é o sedentarismo. Vivemos cada vez mais atrofiados e incapazes de evoluir nossas capacidades físicas.

Nós, seres humanos, somos máquinas extremamente complexas. Pense em todas as possibilidades que o corpo humano possui e não ficará surpreso se terminar essa análise acreditando que tudo é possível em nosso desenvolvimento pessoal. Todos nascemos programados para nos exercitarmos. Quem não movimenta o corpo está lentamente se enclausurando em uma jaula e corroborando para permanecer na mediocridade. Acredito que o sedentarismo seja parte do plano da elite que deseja nos manter na parte baixa da escala social, pense nisso.

Tenho a plena certeza de que a consciência de qualquer pessoa grita quando ela tem contato com qualquer coisa relacionada a atividades físicas pois, como disse acima, somos feitos para isso e todos sabemos os benefícios de uma vida ativa. Ninguém é idiota o suficiente para achar que o sedentarismo faz bem à saúde.

Todos nós nascemos num corpo que representa a maior tecnologia da criação, somos iluminados por natureza, apesar de escolhermos as trevas ao longo da vida. Em minha jornada pessoal ter experimentado o esporte novamente foi um dos mais importantes pontos de virada. A corrida para mim foi uma redescoberta nesse sentido visto que já havia me distanciado do adolescente apaixonado por esportes que fui um dia. Já mencionei outras vezes como estive por muito tempo envolvido em uma cultura que não prezava pela saúde e sim pela autodestruição, então, saliento ainda mais a relevância que a atividade física teve na minha reformulação como indivíduo.

A corrida é a minha paixão atual. Correr é a coisa que mais gosto de fazer e, o aspecto evolutivo que essa atividade trás é fora do comum. Meu objetivo é grande, sonho alto com uma ultramaratona acima dos 50km e sei que é uma meta distante mas não impossível. Tudo podemos na fé e na persistência.

Dentro da corrida eu descobri como essa prática é uma ótima maneira de imergir no momento presente. Durante o ato de correr, é natural que você entre em contato íntimo com a respiração e, para isso, é preciso estar totalmente presente no que está fazendo. Respirar é a coisa mais importante da vida e a chave para correr confortavelmente, sem isso nós nem existiríamos.

A partir dessa prática de presença estou, lentamente, aumentando meus níveis de foco e concentração, melhorando minha consciência corporal, ficando mais relaxado e sereno, além da clara diminuição dos níveis de estresse e ansiedade. Por reduzir a ansiedade você já deveria considerar levantar da cadeira e sair correndo, afinal, este é um dos grandes problemas da modernidade e a corrida pode proporcionar uma melhora significativa para quem sofre diariamente.

Não espere ter vontade ou motivação, realize uma ação e encontrará motivos para continuar. Se você está com dificuldades de encontrar essa ação a minha dica é essa: CORRA! Sério, o que vai custar? Certamente não lhe fará mal algum. Destine a energia que gera toda essa confusão mental para uma atividade saudável que faz parte da natureza humana. Nós nascemos para correr.

Não quero dizer que você precisa se entregar ao movimento e começar a competir e correr maratonas, não é isso. Certamente é problemático dizer que algo que faz bem para mim fará bem para outras pessoas mas, neste caso, estamos falando de uma atividade que é benéfica a todo e qualquer ser humano. Correr é algo que ativa uma conexão com a nossa ancestralidade de uma forma que nunca vivenciei antes, e olha que eu já estive em contato com diversas substâncias que dizem expandir a consciência e nos aproximar das grandes verdades da vida. Quando corro eu sinto que posso alcançar o status de um super humano, me desenvolver ao nível dos heróis mitológicos e alcançar objetivos tão grandes que minha mente sequer é capaz de concebê-los no presente. É a mais pura sensação de liberdade que já tive na vida.

Num âmbito geral da minha experiência, correr me ajudou a diminuir os níveis de ansiedade, desenvolver mais disciplina , ancestralidade, motivos para agir, imersão no momento presente, saúde, persistência e, sei que no fim dessa jornada, a consistência me espera.

Consistência é a minha palavra catalisadora para este ano, representa minha busca por melhoria contínua de forma sólida. Hoje, sei que através do esporte será possível conquistar esse equilíbrio. Recomendo a qualquer um que estiver passando por uma fase difícil: comece a correr, viva essa experiência, deixe que esse fluxo te leve e domine sua vida. Correr está na natureza humana, não deixe seu cérebro mandar em você e te fazer acreditar que este é um esporte monótono ou desnecessário, corra por você, corra por seu futuro e domine os impulsos negativos da mente. Nosso cérebro é programado para dominar o corpo e nos fazer reféns de nós mesmos, não aceite esse cárcere, não é justo se privar de uma vida com felicidade em constante evolução, desenvolva a si mesmo com a mesma força que tende a se auto sabotar. Corra pois, correndo você melhora dia após dia o seu controle mental, é uma atividade que necessita uma mente forte para ser exercida de forma consistente e evolutiva.

Caro amigo procrastinador, saia do sedentarismo, deixe de lado a procrastinação crônica e para isso comece com algo bem simples, corra e deixe para trás os seus problemas, permita-se despertar para a vida. Todos deveríamos correr porque assim melhoramos a qualidade de nossos dias e entendemos que é melhor andar lentamente na direção dos sonhos que parar e se afundar na estagnação.

NUNCA SE DEIXE DOMINAR PELA MENTE, TREINE, SE ESFORCE, CORRA, ALIMENTE A LUZ QUE HÁ EM VOCÊ!

Muito obrigado pela leitura e se você se sentir tocado pelas palavras considere apoiar o projeto. Compartilhando o texto ou aplaudindo você nos ajuda a crescer cada dia mais. OBRIGADO e até a próxima!

--

--