Este é o motivo de nossa identificação com a escassez

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
4 min readFeb 3, 2020

Alguns dias atrás eu publiquei um podcast falando sobre um tema que tem me interessado e supreendido bastante, abundância.

No episódio eu iniciei o programa com o questionamento a seguir:

Você acredita que estamos vivendo num mundo pior que o de dez ou vinte anos atrás?

A maioria das pessoas com as quais eu tive conversas relacionadas ao futuro durante toda a minha vida diriam que sim, nosso mundo atual é muito pior que o de décadas atrás, eu mesmo fui uma pessoa com esse tipo de pensamento por muitos anos. Entretanto eu entrei em contato com um assunto que vem mudando a minha percepção sobre essa questão, a abundância. Quando se fala neste conceito primeiro precisamos falar sobre o outro lado da moeda, a escassez e quais são as forças que nos passam uma mentalidade baseada neste conceito.

O primeiro fator responsável por uma mentalidade de escassez é a própria arquitetura do cérebro, somos seres que passaram por uma evolução em cenários muito difíceis e desafiadores, locais onde não se podia perder a atenção ou isso significaria a não perpetuação da espécie e por este motivo nós evoluímos tendo um senso muito apurado da necessidade de sobrevivência. Dentro do cérebro humano existe uma região primitiva onde possuímos um poderoso sensor que está sempre vigilante e avaliando se algo nos oferece algum perigo. Logo quando somos bombardeados com alguma informação negativa este sensor se alarma e faz com que prestemos demasiada atenção ao fato e nos faz reagir de uma forma mais emocional a isso, o que aumenta a gravidade dessa negatividade para nosso cérebro. Nós somos frutos das notícias que recebemos, nossa percepção de mundo está muito relacionada com a qualidade dos conteúdos com os quais alimentamos a mente.

A segunda força da escassez é a imprensa e o seu modelo de negócios baseado em negatividade. Certamente você já deve ter notado que qualquer noticiario possui uma propoção de dez notícias negativas para uma positiva. Devido ao fator explicado no parágrafo anterior nós temos uma capacidade de dar mais atenção para contextos ruins e a mídia usa dessa informação para manipular a maneira como nos transmite as notícias, afinal se temos mais capacidade de prestar atenção em negatividade isso quer dizer que este tipo de informação gera mais engajamento e logo vende mais. Enquanto continuarmos envolvidos com um cenário de mundo que se baseia na perpetuação de notícias trágicas estaremos inconscientemente presos num estádo hipnótico onde nossa percepção do futuro será conscientemente distorcida pelos meios de comunicação, tanto os tradicionais quanto os modernos. A saída dessa situação é iniciar uma rigorosa dieta de notícias e buscar por positividade no tipo de conteúdo que se consome.

Para cada notícia negativa existem milhares de boas iniciativas de pessoas que se propõem a resolver os grandes problemas do mundo. Escassez é uma mentalidade distorcida e imposta que não nos permite olhar para a abundância de possibilidades de um futuro brilhante e até mesmo de inovações incríveis que estão acontecendo neste exato momento.

‘’Escassez é contextual mas, a tecnologia é uma força liberadora de recurssos’’ — Peter Diamantis

Certamente vivemos num mundo muito mais tech que os nossos antepassados e é inegável que essa evolução da tecnologia transformou as nossas vidas. Estamos vivendo num tempo onde muitos dos grandes terrores do século anterior já foram exterminados por tecnologias inovadoras, muitos vírus por exemplo já foram isolados e não ofertam mais perigo como antigamente. Vivemos hoje no período mais pacífico de nosso planeta, em comparação com as primeiras duas décadas do século anterior não tivemos nem a possibilidade de entrar em um conflito mundial, o terror atômico da guerra fria ficou no passado por exemplo. É nítido que as expectativas de longevidade são cada vez maiores e que a mortalidade infantil é cada vez menor e estes avanços são resultados da evolução exponecial da tecnologia que permite a melhoria de nossa qualidade de vida.

Quando se fala em tencologia existe um fator de exponecialidade envolvido, isso quer dizer que o próximo degrau da escala de evolução dobrará os resultados do anterior, gerando uma curva de crescimento absurda, como você pode ver na imagem abaixo:

Estamos vivendo pela primeira vez na história um momento em que diversas tecnologias estão começando a passar pela primeira fase dessa exponencialidade e adentrando o início da curva de crescimento absurdo. Ao passo que as coisas evoluem elas vão ficando cada vez mais poderosas, rápidas e baratas de se produzir, o que gera uma acessibilidade maior com o passar dos anos, olhe o exemplo da internet que em vinte anos já abrangiu cerca de 70% da população global enquanto baixa seus preços e sobe suas capacidades constantemente. Acontece que a partir deste anos nós começaremos a ver mudanças cada vez maiores e significativas na forma como vivemos e a tecnologia tem a capacidade de transformar nossas vidas num ritmo acelerado como nunca visto antes. O futuro será de abundância em diversos setores da vida humana e graças ao fator de exponecialidade evoluirá cada vez mais rápido.

Nós somos pessimistas por natureza, a arquitetura de nossos cérebros fomenta essa negatividade, entretanto existem meios para ser otimista quanto ao futuro. Fazer parte de uma idealização positiva do futuro é algo transformador.

Se você se interessou pelo assunto considere escutar nosso podcast para ficar antenado sobre as iniciativas que já estão transformando o mundo em que vivemos.

Confira também as referências citadas no programa:

--

--