E se você deixasse de viver de ‘e se’

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
2 min readJan 13, 2021

Hoje eu entrevistei o atleta Juninho Ferreira. Na entrevista, entre muita sabedoria compartilhada, ele me disse algo que marcou.

Juninho é um cara simples, extremamente tranquilo e que, descobriu na corrida uma maneira de se tornar uma pessoa mais paciente. Essa característica adquirida mudou completamente a vida dele mas, não é sobre isso que eu quero falar.

Quando perguntei ao Juninho Ferreira sobre qual era seu maior fracasso ele, de forma genial, respondeu que este momento aconteceu em uma corrida em que ele desistiu de ir atrás do pódio. Ele me disse que essa decisão cobrou um alto preço em seu estado emocional e psicológico e ensinou a ele a necessidade de treinar sua mente para não desistir em momentos assim.

Em contrapartida ele também me contou sobre uma corrida em que estava em sexto lugar e por muitas vezes foi tentado pelos pensamentos de desistência mas, naquele momento, tomou a decisão de dar o seu máximo e ir atrás das posições que estavam bem na sua frente. Naquele momento, vendo os outros corredores, ele tomou uma decisão consciente de buscar o resultado que desejava e, surpreendentemente, foi capaz de ultrapassar o quinto colocado e batalhar intensamente até o último segundo para pegar a quarta colocação na corrida e, subir ao pódio.

Essa história é uma lição para todos nós. Juninho deixou um recado para a audiência dizendo que não devemos viver de ‘e se’. Quando vivemos assim somos atormentados por pensamentos provenientes da desistência, ‘e se eu tivesse feito aquilo’, ‘e se eu tivesse ido àquele lugar’, ‘e se eu tivesse falado com aquela pessoa’. Vivendo assim estamos construindo uma barreira entre nós e nossa capacidade de vencer.

Seguir uma vida cheia destes pensamentos pode por uma pedra em cima da sua vontade de lutar.

A conversa com meu querido amigo me trouxe esse importante aprendizado, o fracasso serve de alguma coisa, o medo serve de alguma coisa mas, não tentar não serve de nada, a covardia não serve de nada.

Fica esperto querido procrastinador. A entrevista com o atleta Juninho Ferreira vai ao ar no dia 18 de Janeiro de 2020.

--

--