Estado hipnótico na era da tecnologia exponencial

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
4 min readFeb 4, 2020

Olá procrastinadores!

Estamos vivendo uma época de intensa evolução tecnologica, um momento do mundo em que começaremos a ver mudanças cada vez mais rápidas e impactantes.

Os mais antigos diriam que toda essa evolução é perigosa e pode distorcer o que conhecemos por natureza humana. Tenho me questionado bastante sobre o tema pois, sou um defensor de um pensamento que tange um futuro de posssibilidades abundantes de crescimento e acredito fortemente que veremos mudanças estruturais incríveis no mundo e na forma como vivemos nos próximos anos. Mesmo sendo alguém que tem o desejo de fazer parte da mudança que a tecnologia trará e que de fato acredita neste potencial, me indago verdadeiramente sobre até onde a nossa natureza pode morrer com tamanha evolução tecnológica.

Um grande exemplo de como estamos nos transformando através da tecnologia é a internet. Cada vez mais estamos passando por um processo em que os computadores, celulares e a internet estão sendo uma forma de backup do cérebro, ou seja, de certa forma estamos transferindo a necessidade de guardar conhecimentos e resolver problemas para as máquinas, principalmente aqueles que são lineares e parametrizáveis. Sinto que há uma possibilidade de ficarmos dependentes de tecnologias até pra nos lembrar que precisamos acordar pela manhã e sair para trabalhar e que perderemos parte das capacidades de memorização e cognição que possuímos.

Entretanto precisam existir maneiras de contornar essa situação e é sobre isso que eu gostaria de falar um pouco. É impossível frear o atual estado de evolução das tecnologias humanas e este avanço é extremamente benéfico desde que tenhamos uma mentalidade que busque equilíbrio entre o uso de dispositivos e serviços e o desenvolvimento das capacidades humanas. Jamais devemos esquecer que somos a maior das tecnologias já desenvolvidas neste planeta e que nada que saia de nossas mãos tem a capacidade de ultrapassar a inovação que nós somos.

Olhando para a natureza e percebendo os animais é bem fácil de ver como nós somos um tipo diferente de animal. Possuímos um senso de direção absurdo e nossa criatividade é uma arma evolutiva que nos possibilita desenvolver ferramentas cada vez mais complexas para resolver os nossos maiores problemas. Pense em como evoluímos como civilização e as possibilidades que existem para o nosso futuro, tudo isso só foi possível pois, temos uma capacidade infinita de imaginar cenários e trabalhar para que eles se tornem possíveis através da pesquisa e do desenvolvimento de conhecimentos cada vez mais incríveis e complexos.

A criatividade é uma habilidade com a qual nascemos mas que aprendemos a deixar de lado depois de uma certa fase da vida. Acredito que o primeiro passo na busca por equilíbrio entre uma vida conectada e a saúde do corpo e da mente é desenvolver a criatividade fora dos meios digitais. É claro que a computação e a internet são capazes de nos ajudar nesse desenvolvimento mas eles devem exercer um papel apenas em alguns dos passos da criatividade pois, são ótimos para se conseguir novos conhecimentos e alimentar a mente com eles, para realizar o desenvolvimento de produtos que surgem da criatividade e para lançar e publicar, entretanto, não são tão eficazes na incubação e na imaginação que são as bases de qualquer processo criativo.

Enquanto damos valor ao processo criativo e exercitamos esse aspecto através de uma via offline nós também precisamos dar atenção ao corpo e a mente. Estes dois últimos vão interferir e muito em nossa qualidade de vida se deixamos eles ficarem cada vez mais automatizados e em estado hipnótico sendo conduzidos por um hábito cada vez maior de procrastinação. É preciso entender quer destinar parte da cognição para as máquinas não é algo ruim mas aumentar muito a porcentagem dessa transferência pode nos tornar mais automatizados que a própria tecnologia e lentamente dominados pela mente que ficará mais e mais preguiçosa perdendo suas capacidades incríveis de processamento. É importante fazer um esforço para tentar resolver problemas usando apenas a sua própria cognição mental e procurando automatizar isso para a tencnologia somente quando atingir uma barreira que lhe tomar dias para resolver.

Tudo na vida passa por uma busca intensa por equilíbrio e entender isso pode ser a chave para uma vida de abundância onde a tecnologia trará capacidades incríveis de evolução. Por um lado temos a mente e por outro temos o corpo que também precisa ser exercitado e levado aos seus limites de exaustão para que desenvolva suas capacidades. Se você não acredita na necessidade de produzir uma resistência corporal e acha que não é possível, saiba que somos uma tecnologia preparada para ultrapassar limites através do cansaço. Quando você leva seu corpo à exaustão aos poucos um processo de construção antifragilidade se inicia e o crescimento dessa capacidade de se manter firme e disposto em qualquer situação cresce de forma exponencial.

Num mundo conectado onde a tecnologia cresce exponecialmente nós temos cada vez mais a necessidade de desenvolver a nós mesmos no mesmo ritmo. Deixar de lado a busca por hábitos que gerem equilíbrio entre o uso de tecnologias e o desenvolvimento humano é um caminho para a dispersão e a imposição de um estado hipnótico que juntos roubarão a qualidade de sua vida e farão com que você seja uma marionete das vontades de uma mente preguiçosa e atrasada.

Seja o protagonista de uma vida consistente e busque encontrar o meio termo para não demandar totalmente as capacidades do seu corpo para uma máquina. Não deixe que sua mente se torne preguiçosa e que seu corpo reaga passivamente a isso pois, assim você transformará um futuro de abundância em possibilidades em uma realidade de frustração hipnótica.

--

--