Eu, eu mesmo e Resistência

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
5 min readJul 30, 2019

Olá procrastinadores, sejam bem vindos à luta do dia, no canto direito temos ele: pesando uma infinidade de possibilidades e realizações, o PROPÓSITO! E no canto esquerdo temos ela: a campeã dos pesos pesados, com uma tonelada de feeds de Instagram, a RESISTÊNCIA!

Propósito vs Resistência é o desafio diário de qualquer ser humano desperto que percorre o caminho do meio na vida, o caminho que não lhe disseram ser possível, o que não visa tradições e antigos padrões e busca criar significado e felicidade através da construção de algo vindo diretamente do amor por alguma atividade.

Recentemente eu tive o prazer de ser aluno do Murilo Gun, no curso Reaprendizagem Criativa, e entre muitas transformações que isso me trouxe preciso destacar a noção de Propósito. Quando eu falo sobre esse tema ou pergunto sobre propósito para algumas pessoas, as respostas que recebo sempre possuem lacunas, é muito difícil responder porquê fazemos as coisas, normalmente isso não é nos ensinado e vagamos pela vida sem buscar investir nosso tempo em atividades que realmente façam sentido e tenham fortes raízes em nossos corações.

Na sociedade moderna, a juventude é ensinada que nada importa além do materialismo, é necessário ter o último iphone e o melhor carro possível. Esse materialismo escancarado é uma herança do século passado, resquícios da Revolução Industrial. Apesar de estarmos na aurora de uma Revolução Informacional, a grande maioria da geração que vivencia essa nova fase, nascida entre as décadas de 1980 e 2000, foi criada por pessoas nascidas entre 1950 e 1960, ou seja, os filhos diretos das revoluções industriais e do consumismo que elas criaram. Os conceitos difundidos nessa época construíram um pensamento que restringe o potencial humano, transformando-o numa máquina de produção, tradição e consumo, excluindo qualquer característica da especificidade individual, transformando todos em forças motoras para a produção de grandes riquezas destinadas aos poucos privilegiados.

O que eu quero dizer com tudo isso é que nós ainda temos traços fortíssimos das revoluções do século XX e isso causa grandes desconfortos nos tempos atuais.

Para mim é muito nítido que estamos caminhando para um momento de minimalismo nas vidas humanas, de declínio da sociedade consumista, afinal, o próprio planeta já não aguenta mais. Acredito que essa evolução positiva se dará por nossas mãos através da criatividade aplicada em resolução de problemas, sempre fizemos isso, nossa evolução está totalmente ligada à criatividade.

E onde é que isso se relaciona com esse papo de Resistência?

São justamente as heranças do século XX que tornam a nossa resistência tão poderosa. O consumismo desenfreado, o ócio distrativo, as tradições acadêmicas, falta de empatia, descaso com o planeta, são amostras de comportamentos que herdamos. Entretanto é importante entender que o mundo mudou, um grande exemplo disso é o aumento significativo da expectativa de vida na maioria dos países, que possibilitou que a geração dos baby boomers, aquela dos anos sessenta, ainda estejam no mercado de trabalho comandando a maior parte dos cargos mais importantes do planeta e, se eles ainda estão no jogo, logo suas tradições também. Não quero dizer que eles não possam ter espaço, mas sim, que novas abordagens se fazem necessárias.

Respondam para mim a seguinte pergunta: Vocês podem confirmar a não relação entre a manutenção de antigos padrões, a gestão de energia do seu cérebro e a Revolução Industrial nos dias atuais?

Ao meu ver a grande indústria tem total influência na forma como a resistência se instaurou e como o ócio distrativo se tornou um vício tão potente, afinal, as grandes corporações estão bem cientes das suas gestões internas de energia. Vocês acreditam que o Facebook está interessado em bem estar? Para mim, eles estão usando a resistência natural que o cérebro oferece para potencializar os seus ganhos, viciando as pessoas em seu feed de notícias, em tradições de status, etc. O EGO nunca foi tão mal interpretado como nos tempos atuais e as redes sociais tem uma gigantesca responsabilidade nisso. A modernidade intensificou as grandes corporações, deu aos poderosos a globalização e também uma ferramenta inacreditável para dispersão de seus ideais, a internet. Não ache que você sempre encontrará esses ideais de forma explícita mas, pode ter certeza que o seu subconsciente interpretará tudo que ver e refletirá isso no consciente.

O importante aqui é ter em mente que somos consumidores desenfreados da internet e de suas cores viciantes. A resistência é um aspecto natural do seu cérebro, o seu consumo de redes sociais e serviços de streaming, por exemplo, só potencializa esse fator. Sempre que enfrentarmos algo que pode nos mudar para melhor, nossos cérebros gestores de energia farão um movimento de resistência pois, este é o papel evolutivo da mente, quem sabe a próxima versão da nossa espécie não possua mais a diretriz primária da sobrevivência em seu interior e as próximas gerações do ser humano tenham a matriz da criatividade como foco. Eu não posso afirmar o que virá a seguir, o máximo que eu posso fazer é te mostrar que existe uma saída desse ócio distrativo. A saída pra todo tipo de vício é a busca por propósito. Propósito é aquilo que te move, que te faz entrar num estado tão profundo de concentração que você esquece o mundo exterior, que te faz levantar da cama e passar por todas as atrocidades que o seu dia venha a te trazer. Não seja inocente, mesmo operando por algo que faça sentido a vida vai entrar no seu caminho muitas vezes, esse é o papel dela na evolução do ser.

Eu sei que esse assunto é um pouco complexo e talvez eu precise me acostumar a escrever diariamente para chegar ao patamar dos escritores que impactam a vida das pessoas mas se eu puder lhe pedir que tire uma conclusão é:

A RESISTÊNCIA É NATURAL E O SEU CÉREBRO É UM GESTOR DE ENERGIA PODEROSO. ENTÃO NÃO DEIXE QUE TE SABOTEM, NÃO PERMITA QUE TE JOGUEM NO LIMBO DA PROCRASTINAÇÃO!

Não se esqueçam de que isso tudo acontece no inconsciente, então não se julgue, aceite, traga esses conceitos ao consciente, palavra tem poder! Nomeie a sua resistência e ela começará a desaparecer!

90% dos brasileiros são procrastinadores compulsivos e esse número me assusta bastante, pois isso está totalmente relacionado com a situação atual do país. Pense nisso, adianta levantar as bandeiras certas se você olha mais pra fora que para dentro? Lute contra sua Resistência para depois enfrentar as forças exteriores!

AVANTE PROCRASTINADORES!

Espero que tenham gostado de mais um texto, vou deixar aqui embaixo algumas referências sobre o assunto e nos vemos amanhã, em mais um embate épico do meu subconsciente!

Ah! E antes que eu me esqueça, falei muito sobre Propósito nesse texto e em breve escrevo alguma coisa mais aprofundada sobre isso e sobre encontrar o que te move!

Um pachoabraço!

O vídeo abaixo é um audiobook do livro ‘’A Guerra da Arte-Steven Pressfield’’ e é a minha recomendação única aqui, pois é a praticamente a bíblia do assunto! Deixe nos comentários a sua indicação!

Comenta ai! E compartilha também! PÔ deixa de ser zureta!

--

--