Hoje é o dia em que você está arruinando sua vida!

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readJan 7, 2020

Olá, caro amigo procrastinador.

O que é o futuro pra você? Quais são suas expectativas? O que deseja conquistar? Onde deseja viver? Com quem deseja estar? Quem você quer se tornar?

O futuro é uma das maiores ilusões criadas pela mente. Graças a essa noção, perdemos grande parte da energia que possuímos pensando e idealizando coisas que ainda não aconteceram. Temos a péssima tendência de projetar essas imagens e não levar em consideração as ações necessárias para realizá-las.

Tudo o que você faz agora importa para o seu futuro.

Essa frase parece boba e é feita para parecer mesmo. Quanto mais você ignora a seriedade que ela implica, mais tempo investirá destruindo a sua possibilidade de vencer. Não interessa se seus objetivos são grandes ou não, eles só se tornam possíveis se você atuar no momento presente.

Digamos que eu deseje ser um autor de sucesso e lançar meus livros para o mundo. É praticamente impossível que isso aconteça sem que eu me mova, sem escrever todos os dias, estudar a escrita e seguir buscando uma melhoria contínua.

Recentemente tenho praticado a corrida e tenho o objetivo de um dia correr uma ultramaratona, acima dos 50km. Os ensinamentos que este esporte tem me trazido são muito ricos. Dentre eles este se destaca: devagar e sempre. Para frente sempre será para frente independente da velocidade em que você avança.

Você está vivendo agora o passado do seu futuro eu. Pense que as suas possibilidades de melhoria contínua estão sendo esmagadas a cada hábito procrastinador que você alimenta.

É bizarro como essas ideias são extremamente lógicas, entretanto, as pessoas tendem a não prestar atenção ao que elas querem dizer. Por mais que as coisas estejam difíceis, se você não fizer por si mesmo não adianta sonhar. Sonhos sem ação são apenas ilusões criadas pela sua mente. Não perca tempo ponderando as dificuldades e se julgando incapaz de superá-las, invista essa energia em agradecer pelos talentos que Deus lhe proporcionou e busque encontrar dentro de si a força para construir a consistência necessária.

De nada adianta esperar a motivação para agir. Busque uma ação que gere motivos, comece, saia do lugar. Viva com o senso de urgência que os seus sonhos necessitam, evite deixar de produzir. Ande na direção do desenvolvimento de si mesmo e não deixe de sofrer pois, quem não sofre não cresce.

Ninguém disse que seria fácil.

Eu vivo em constante busca pelo aperfeiçoamento e, posso dizer que fica mais fácil a cada dia. Para correr os 50km do meu sonho é preciso muito treino, esforço e entender que de pouco em pouco é possível chegar. Na vida é parecido, não veja o futuro como uma ultramaratona, veja as nuances que levarão você até lá. A ultra é a imagem final, aquele momento em que cruzarei a linha de chegada e serei ovacionado pelos expectadores. Mas como chegarei lá sem pisar em cada pedacinho de chão que constitui a quilometragem da corrida?

A construção da consistência é realmente muito difícil. Hoje, por exemplo, estou tendo dificuldades absurdas para escrever este texto mas sei que é no ato de não desistir e seguir perseguindo meus sonhos que serei vencedor no futuro. A caminhada é muito mais importante que a chegada. Nada se constrói apenas imaginando onde se quer chegar.

Não se esqueça que hoje você está gerando as possíveis frustrações do seu futuro eu.

Muito obrigado amigo, se o texto te tocou de alguma maneira compartilhe-o com seus amigos. Até uma próxima.

--

--