Me meti no pior desafio da minha vida

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readJan 7, 2021

O ano de 2021 começou e com ele senti a necessidade de fazer algumas mudanças no meu estilo de vida. Comecei fazendo uma reavaliação de minha alimentação e cortando vários alimentos. Carne de porco, pão, refrigerante e farinha branca estão na lista juntamente com o mais complexo: o AÇÚCAR.

Já tive inúmeros pontos de virada com minha alimentação e ela é sempre uma pauta recorrente, aprendi que não adianta treinar ou desejar ter uma vida mais ativa e focada se não houver uma transformação completa naquilo que coloco na boca e, certamente, você também sabe disso.

Este novo momento está sendo, por enquanto, bem fácil, leve e descontraído mas acredito que haverão momentos de tensão e dificuldade. Açúcar sempre foi um vício, algo que me fazia vibrar de alegria e satisfação. Só de pensar em comer guloseimas minha epiderme chegava a se arrepiar mas, recentemente entendi com profundidade a necessidade de tomar cuidado com esse cristal branco.

Por anos conversei com meu pai sobre a quantidade exagerada de açúcar e gordura que ele consumia e sempre fui ignorado até que, recentemente, ele descobriu uma diabete e isso vem mudando drasticamente a alimentação em nossa casa. É provável que você saiba, ou não, que o açúcar é causador de diversos problemas no organismo, tais como: danos e alterações no metabolismo, diabetes tipo 2, danos ao fígado, inflamações na pele, cáries nos dentes e até mesmo, quem diria, problemas de ereção e pode ir tirando dessa sua cabeça suja, não é por este motivo que eu resolvi mudar.

Além de ver meu papito passando por dificuldades com a doença, entendi que o consumo de açúcar se tornou um vício em nossa sociedade, é muito comum ver pessoas que param de fumar mas não conseguem ficar sem um docinho após as refeições. A coisa vai ainda mais longe quando olhamos para as comidas que compramos no supermercado, a grande maioria delas são processadas e industrializadas contendo quase sempre uma grande quantidade de açúcares. É só olhar para os rótulos que você vai notar a presença do cristalzinho branco em quase tudo.

O açúcar passa despercebido em muitas das coisas que comemos atualmente. Estamos vivendo numa sociedade cada vez mais artificial e isso está sendo traduzido até mesmo nas coisas que ingerimos, somos frutos de um mundo que se afasta do que é natural. Praticamente tudo que consumimos tem açúcar e é por isso que é tão difícil deixar de comê-lo.

Existe também um fator importante para se levar em consideração, açúcar reduz a velocidade do processamento cerebral. Basicamente o consumo do ouro branco é responsável por deixar você mais lento. É imperceptível mas você está lentamente se sabotando.

Refletindo sobre todas essas coisas decidi fazer um sacrifício, deixar de consumir e ver quais serão os benefícios. No momento estou sendo bem radical e cortando tudo mas, pode ser que em algum ponto eu faça uma dieta mais flexível ou, quem sabe, acabe encontrando substitutos que deixem o açúcar obsoleto e até mesmo sem graça.

Faça você também um teste, só por uma semana não consuma açúcar e anote como se sentirá durante e após o processo, certamente alguma mudança ocorrerá no seu corpo.

2021 está ai para ser um ano melhor que o anterior e uma mudança deste porte por impulsionar você para uma nova perspectiva de vida, um novo jeito de viver.

--

--